TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inicial Trabalhista

Artigo: Inicial Trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

EXCECELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE COXIM/ MS

ANTONIA MARIA, brasileira, solteira, cozinheira, portadora do RG nº 123456 SSP/MS e inscrita no CPF sob o nº 123.456.789-11, residente e domiciliada à Avenida Dois, nº 200, Centro, na cidade de São Gabriel do Oeste/MS, através de sua advogada que esta subscreve (procuração anexa), vem, perante Vossa Excelência, propor a presente

AÇÃO RECLAMATÓRIA TRABALHISTA

em face de XX RESTAURANTES LTDA ME, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 11.25700000000000, com sede à Rua Pio XV, nº 100, Centro, na cidade Campo Grande/MS, na pessoa de seu representante legal, pelos seguintes motivos:

1. DOS FATOS

A reclamante foi admitida no dia 07 de junho de 2010 pela empresa, ora reclamada, a fim de desempenhar função de cozinheira no restaurante localizado na BR 163, Km 734, Posto de Combustível XYZ LTDA, na cidade de Coxim/MS, com jornada de trabalho de domingo a segunda-feira das 07h00min às 15h30min com remuneração de R$ 725,00 (setecentos e vinte e cinco reais); entretanto, foi demitida sem justa causa no dia 01 de fevereiro de 2013, sem receber qualquer verba rescisória, tais como: férias; décimo terceiro; gratificação natalina e horas extras desempenhadas, porém, cumpriu o aviso prévio.

Por fim, não bastasse tal desacaso com a reclamante acima mencionado a reclamada, também, negou-se a anotar o vínculo empregatício exercido pelas partes na CTPS.

2. DOS DIREITOS

2.1 DA COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA.

Tendo em vista ser o entendimento doutrinário e jurisprudencial majoritário que a submissão dos conflitos trabalhistas à comissão de conciliação prévia, prevista na CLT em seus artigos 625-A e seguintes, é uma faculdade do trabalhador, vem o reclamante a este juízo para buscar a solução de seu conflito.

2.2 DAS VERBAS RESCISÓRIAS DEVIDAS A RECLAMANTE.

Conforme mencionado acima, a reclamante foi dispensada sem justa causa, e, ao contrário do que determina a lei, esta não lhe pagou as verbas devidas no prazo determinado, também, pela lei. Vejamos o artigo 7°, inciso I, da Constitução Federal:

"Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

I - relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos;

(...)

III - fundo de garantia do tempo de serviço;

(...)

VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

(...)

XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; (vide Decreto-Lei nº 5.452, de 1943)

(...)

XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

(...)

XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal."

No inciso XXI do mesmo artigo constitucional, foi também garantido ao trabalhador o período de no mínimo 30 dias de aviso prévio à demissão, sendo que a CLT, em seu artigo 487, parágrafo 1º, estabelece que o empregado que for dispensado de trabalhar durante este período deverá receber o valor do salário correspondente.

2.2.1 DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA - VERBAS RESCISÓRIAS

Conforme supra informado, a reclamante foi sumária e injustamente demitida, sem que lhe fossem pagas as verbas rescisória.

Desse modo, fazendo jus, portanto, às parcelas inerentes à rescisão imotivada, quais sejam, aviso prévio indenizado com projeção ao tempo de serviço, décimo terceiro salário e férias, estas últimas acrescidas de adicional de 1/3.

2.2.2 FGTS

Durante toda a contratualidade a reclamada omitiu-se à obrigação de efetuar os depósitos fundiários em favor da reclamante, razão pela qual deve ser compelida a trazer aos autos os comprovantes de recolhimentos do FGTS, mês a mês, sob pena de execução direta da quantia respectiva.

2.2.3 DÉCIMO TERCEIRO

Não foram pagos os 13º salários correspondentes aos anos de 2010 (6/12); 2011; 2012 e 2013 (1/12). Desta forma, é devido os 13º salários dos anos acima mencionados devidamente corrigidos à época do efetivo pagamento.

2.2.4 HORA EXTRA

Consoante infere-se do horário de trabalho acima referido, havia a prestação de horas extraordinárias, as quais não eram remuneradas. Desta forma, tem direito, ao recebimento de todas as horas prestadas excedentes da oitava de cada jornada e quadragésima quarta semanal, com os adicionais de 50%, sobre o valor da hora normal. Reflexos em todos os consectários de lei.

Por habituais as horas extras incidem sobre repousos semanais remuneração e, ambos tem repercussão em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com