TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação Ao Meio Liquido

Artigos Científicos: Iniciação Ao Meio Liquido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 2

Parte 1

Para definir o numero de alunos temos que levar em consideração diversos fatores, para iniciantes o numero deve ser menor.

O tamanho e profundidade da piscina também é um fator que deve ser levado em consideração, a disponibilidade de auxílios artificiais e equipamentos, podem ser indicativos quanto ao numero de alunos.

Aulas que excedem mais de vinte alunos podem ter sucesso, se houver disponibilidade de equipamentos para uma divisão adequada. Raias de divisão, flutuadores e objetos que submergem, são alguns artifícios que auxiliam para uma divisão na piscina.

As dimensões da piscina são fatores que devem entrar no planejamento das aulas.

Para cada nível de aluno a piscina deve ser especifica, os não nadadores e os iniciantes, por exemplo, devem iniciar as atividades em piscinas rasas.

No caso da presença de dois grupos de níveis diferentes na mesma aula, é interessante fazer

uma divisão física na piscina com Raias e flutuadores, revezamento e saídas sucessivas também são métodos muito eficientes.

A presença de um quadro negro para transmitir informações durante as aulas em grupo, é muito eficaz, pois no momento que o professor estiver atendendo um determinado grupo o outro continua as atividades de acordo com o que está no quadro, quadros indicativos com movimentos, estilos e informações de salvamento também são muito interessantes para o aprendizado.

Manequins plásticos vêm se tornando muito interessantes na demonstração de movimentos, saltos e exercícios de salvamento, alguns reproduzem fielmente o processo que os pulmões e o coração passam na situação de emergência.

Em situações de emergência as raias curtas são aparatos importantíssimos de modo que quando houver uma emergência a raia já enrolada e pronta para o uso, deve ser lançada a ponta livre sobre ou perto dos ombros do nadador de forma que ele possa agarra-la, e ser puxado para a borda.

As varas longas e curtas podem ser usadas com propósito de ensino ou seguranças, as curtas são importantes no processo de aprendizado, enquanto as longas servem para o salvamente de um nadador com dificuldades.

Os auxílios artificiais por tanto tempo foi se dividindo em conceitos bons e ruins, de fato as vantagens são muitas, mais estas dependem de alguns cuidados.

Os iniciantes e não nadadores com auxilio de matériais artificiais têm maior mobilidade e confiança na água, em contrapartida o uso abusivo sem uma supervisão pode fazer com que este aluno fique dependente destes recursos.

Mesmo com a diversidade de materiais o professor pode tentar utiliza-los quando achar adequado. Os flutuadores são vistos como parte importante do ensino da natação mais não pode ser indispensável.

È importante dizer que boias de braço e arcos não sejam confundidas com auxílios de ensino como as pranchas, estas são essenciais no ensino da natação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com