TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inoxel

Monografias: Inoxel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS: Direito Empresarial; Processos Gerenciais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente; Tecnologias de Gestão

Trabalho apresentado ao curso de Gestão de Tecnologia em da Universidade Anhanguera - UNIDERP, Turma, sob a orientação do Prof. TTP: Adilson Bazotti, como requisito para a disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (Prointer II) Etapa 2 – Relatório Final.

São Paulo / SP

Dezembro / 2013

Tema: Projeto experimental da Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) Tacobras Medidores de Precisão Ltda., fabricante de boias de combustível para veículos (ônibus e caminhões), tacógrafos, hubodômetro, e revendedor de equipamentos de pressão e temperatura.

Resumo:

Esse projeto tem por objetivo implantar um sistema de gestão ambiental (SGA) na empresa Tacobras Medidores de Precisão Ltda., visando obter informações a respeito do consumo de energia elétrica, insumos e atividades comumente realizadas dentro e fora da empresa, entre outras atividades que possam afetar diretamente o meio ambiente, a fim

de criar uma proposta de melhoria. Esperamos conseguir um resultado positivo atingindo nossas expectativas, conseguindo de forma harmoniosa enquadrar os âmbitos da empresa nesse novo processo. Sabendo-se que leva algum tempo para agilizar esse processo, pois a empresa terá que disponibilizar de verbas, adequar seus funcionários, fornecedores e até mesmo seus clientes neste novo processo. Precisará de uma pesquisa de desenvolvimento clara e objetiva visando o bem do organismo (empresa) e de todos integrantes da mesma. Nosso objetivo é demonstrar que as empresas que implantaram um SGA obtiveram redução de consumo de água e energia elétrica; minimização de perdas de matéria prima; encaminharam menores volumes de efluentes líquidos para tratamento; baixaram seus custos financeiros e ambientais; substituíram ou eliminaram o uso de substâncias tóxicas e substituíram as tecnologias fim de tubo por medidas preventivas. Sendo assim, podemos afirmar que a melhoria do desempenho reflete-se em aumento de produtividade, melhoria da competitividade criando um ambiente de inovação na empresa.

Sumário:

1. Apresentação do projeto

1.1 Descrição do cliente

1.2 Serviços e Produtos

1.3 Alvo do Projeto

2. Contextualização

2.1 Ameaças

2.2 Oportunidades

3. Diagnóstico do Projeto

Introdução:

A ameaça à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes fizeram a questão

ambiental ocupar um lugar de destaque nos debates internacionais. O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo, incluindo-se também a relação entre mercado, cliente, fornecedores, comunidade e consumidor. Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode separar e nem ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios.

Nesta segunda etapa do Prointer II, será para aplicar o Sistema Gestão Ambiental em cada setor da empresa, como explicaremos a seguir.

1. Apresentação do alvo do projeto

1.1 – Descrição do cliente:

Os clientes estão à procura de preços baixos, produtos e serviços de boa qualidade, e alguns exigem que seus fornecedores estejam enquadrados dentro da ISO. Isso exige que nós fornecedores tomemos medidas imediatas para enquadrarmos nos novos padrões requeridos.

1.2 – Serviço e produto:

Sendo a Tacobras uma prestadora de serviços e também fabricante de produtos, precisa investir no potencial de seus profissionais, deixando-os sempre atualizados no mercado, para que não haja nenhum inconveniente (imprevisto de não saber executar novas tarefa).

1.3- Alvo do projeto:

Um dos principais alvos é nas inovações das boias de combustíveis, que tenha

uma vida útil maior, com menor gasto para fabricação e também na fabricação dos hubodômetros para uma melhor desempenho de sua função.

2. Contextualização:

2.1 – Ameaças:

a) O principal fator é a desmotivação de seus funcionários, salários baixos, desprovidos de benefícios, falta de incentivo financeiro para capacitação e aprimoramento dos mesmos. O que ajudaria ainda mais a empresa, investir em seus funcionários que já possui conhecimento na empresa, dar oportunidade de crescimento aos mesmos, ao invés de tentar novas contratações frustrantes gerando rotatividade de empregados dentro da empresa.

b) Investimentos em maquinários novos, para uma produção maior e com melhor qualidade, além de diminuir a conta de energia elétrica.

c) Limitação na produção de novos produtos, falta de mão de obra qualificada para o desenvolvimentos de novos projetos;

d) A capacidade para produção é baixa por falta de recursos (máquinas).

2.2- Oportunidades:

a) Com o nome consolidado no mercado, a Tacobras tem como expandir em novos produtos e serviços;

b) Seus produtos adquiriram confiança no mercado;

c) A empresa está dentro das conformidades do ISO 9001, seus produtos vão com o selo de qualidade.

Fundamentação teórica:

Com base em nossa pesquisa, estamos encontrando dificuldades de colocar nosso projeto em prática, pois os sócios (empresários), dizem que o custo será alto mesmo a longo prazo, que a disponibilidade de verbas será escassa para esse projeto. Mesmo apontando que o retorno

será quase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com