TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inoxel

Exames: Inoxel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................... 04

2. RESULTADO DA CONSULTORIA NO GRUPO INOXEL ................................. 05

2 .1 Proposta de Excelência de Gestão ............................................................. 05

2.2 Gestão Ambiental – Impactos, Adequações e Custos ............................ 06-09

2.3 Empresas Terceirizadas – Cuidados ...................................................... 09-10

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 12

ANEXOS ............................................................................................................. 13-14

1. INTRODUÇÃO

O Grupo INOXEL trata-se de uma Caldeiraria Industrial que completou a marca de dez anos no mercado. Atualmente, possuí um leque de clientes fixos, como por exemplo, Petrobras, General Motors, entre outras grandes marcas. Produz diversos produtos que utilizam aço carbono, aço inoxidável, alumínio e chapas galvanizadas.

Mesmo ao completar dez anos no mercado, o Grupo INOXEL busca se aperfeiçoar constantemente. Com o intuito de melhorar continuamente, a INOXEL contratou uma equipe de Consultoria, a fim de melhorar sua maneira de Gestão Empresarial, sua Gestão de Produtividade e sua Gestão Ambiental.

Nos dias atuais as organizações devem se preocupar com diversos fatores, para que possam se tornar referência em excelência de gestão. Uma questão altamente discutida na atualidade é o Meio Ambiente e os impactos que uma organização que pode causar a ele. Ao final da consultoria prestada, pôde ser apresentado ao Grupo INOXEL os impactos que vinha causando ao Meio e suas possíveis medidas de redução destes impactos.

Um sistema de gestão eficaz também foi apresentado ao Grupo. Atualmente, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas pelos gestores. A equipe de consultoria pôde apresentar ao Grupo quais ferramentas de gestão se adéquam a metodologia da empresa e que podem ser utilizadas pela mesma.

A empresa de consultoria mostrou a INOXEL estudos aprofundados sobre os assuntos citados acima. Tornando assim o entendimento sobre os impactos ambientais e modelos de excelência de gestão mais claros para os gestores do grupo INOXEL e, inclusive, seus demais colaboradores.

A contratação de empresas terceirizadas também precisa de muita atenção. Existem diversos pontos burocráticos a serem analisados e normas a serem seguidas. Como a Caldeiraria terá de aprimorar certos processos, terá que fazer a contratação de empresas terceirizadas. Para tal, a equipe de consultoria apresentou os pontos legais a serem cuidadosamente analisados ao se fazer a contratação.

No estudo a seguir, será apresentado o resultado da consultoria prestada ao Grupo INOXEL, seus devidos custos e principalmente, seus benefícios.

2. RESULTADO DA CONSULTORIA NO GRUPO INOXEL

2.1 Proposta de Excelência de Gestão

Após um mês de trabalhos, a equipe de consultoria pôde apresentar os resultados obtidos ao Grupo INOXEL e as propostas de melhoria aos pontos necessários. Primeiramente, foi apresentada uma proposta para melhorar a sistemática de gestão do Grupo INOXEL.

Atualmente, os gestores contam com diversas ferramentas para auxiliar na administração da empresa, esse leque de ferramentas é chamado de Modelo de Excelência de Gestão (figura 1).

O MEG é baseado em fundamentos e critérios, refletindo a experiência, o conhecimento e o trabalho e pesquisas de diversas organizações. No Grupo INOXEL, encontrou-se poucos fundamentos do MEG sendo aplicados, sendo eles:

- Conhecimento sobre clientes e mercados;

- Valorização das pessoas e das culturas;

Com base nisto, o grupo de consultoria apresentou uma proposta de aplicação de novos fundamentos do MEG, estes estão enumerados abaixo:

1. Liderança transformadora;

2. Responsabilidade social;

3. Inovação;

4. Olhar para o futuro;

5. Agilidade;

6. Geração de valor.

Com todos estes fundamentos, o Grupo INOXEL poderá melhorar os seus resultados, aperfeiçoando seus critérios de gestão. Tais como, liderança, clientes, sociedade,

Tendo o MEG devidamente implantado o Grupo INOXEL avança em direção a excelência da gestão. Incentiva, ainda, o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que ela atue com excelência e gere resultado a todas as partes interessadas.

2.2 Gestão Ambiental – Impactos, Adequações e Custos

Após concluir a apresentação do programa de Excelência de Gestão, o grupo de consultoria apresentou mais um ponto que merece atenção. Como trata-se de um grupo de caldeiraria industrial, precisou-se montar e apresentar um plano ação focado nos impactos. Este plano está apresentado abaixo:

Impactos Medidas de Adequação Custo/Benefício

1 Consumo exagerado de matéria prima e gasto excessivo de energia Certificação da norma ISO 14001 e implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) São dois custos que se diferem: custos de implantação e custos de processo, chegando ao valor final de

R$ 235.000,00.

Os benefícios obtidos com este processo são além da melhoria de seu desempenho ambiental, também são de ordem econômica, como a ampliação de mercados para escoamento de produtos em nível internacional.

Para a sociedade isso significa melhores condições de saúde e qualidade de vida e um maior giro da economia.

2 Consumo elevado de água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com