TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituições Sociais

Dissertações: Instituições Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  4.585 Palavras (19 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 19

AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Nas diversas sociedades existentes ocorrem interações que se repetem e que se tornam rotina e acabam por ser necessárias e se deixam de ocorrer fazem falta para essa comunidade por cumprir algum papel naquela coletividade.

O que caracteriza as Instituições Sociais são os diferentes status e papéis construídos ao longo do seu processo de institucionalização. Existem Instituições Sociais não reconhecidas, mas que se institucionalizaram e atendem alguma necessidade especial, como exemplo o “jogo do bicho” que é reconhecido e aceito mesmo sendo ilegal, porém a maior parte das Instituições fundamentais além de legitimadas pela aceitação social são legalmente instituídas.

CONCEITOS DE INSTITUIÇÃO SOCIAL

Instituição Social é um sistema complexo e organizado de relações sociais relativamente permanentes que incorpora valores e procedimentos comuns e atende algumas necessidades básicas da sociedade.

Algumas surgem espontaneamente, no decorrer do tempo, e suas normas podem estar firmadas em leis ou regulamentos, essas instituições vão se desenvolvendo conforme a necessidade de um povo.

O PROCESSO DE INSTITUCIONALOZAÇÃO

O processo ocorre quando s atividades seguem um padrão, uma rotina e são esperadas e aprovadas para atingir resultados importantes; desenvolve um sistema de normas, status e papéis sociais que são aceitos pela sociedade, e o comportamento espontâneo e imprevisível acaba por ser substituído pelo comportamento regular e previsível. Temos como exemplo a briga de rua que não é institucionalizada e não segue regras tornando-se imprevisível, enquanto o boxe profissional que é institucionalizado apresenta regras padronizadas e certa rotina como os campeonatos.

SÍMBOLOS CULTURAIS

A maioria das Instituições adota símbolos para representação, que servem como lembretes, como um país e sua bandeira, futebol e bandeira, família e aliança, igreja e crucifixo, empresas e logomarcas entre outros.

Na atualidade as principais instituições consideradas básicas são: a família, as instituições religiosas, econômicas, educacionais e políticas. Dessas aquelas que têm a socialização como fim explícito são a família, as religiosas e as educacionais.

Existem diferenças entre grupos sociais e instituições sociais, enquanto os grupos sociais reúnem pessoas com objetivos em comum resultando em interação social, já as instituições sociais referem-se às regras e padrões adotados por diferentes grupos.

A FAMÍLIA

A família é considerada como unidade social básica e universal. Básica porque dela depende a existência das sociedades, e universal por ser encontrada em todas as sociedades humanas. Podemos considerá-la um grupo de pessoas que são relacionadas que são relacionadas entre si pelo sangue, casamento ou adoção, vivendo juntas por um período de tempo.

Na nossa cultura temos um estereótipo de família constituído pelo pai, mãe e filhos, sendo que existem diversas variações de estrutura familiar.

De acordo co o número de cônjuges a família pode ser monogâmica ou poligâmica. A monogamia é a forma de casamento adotada e admitida na nossa cultura, quando um homem pode se casar com apenas uma mulher e vice-versa; enquanto a poligamia admite que um homem se case com mais de uma mulher ou vice-versa, sendo ainda dividido em poliandria (casamento de uma mulher com mais de um homem) e poliginia (casamento de u homem com mais de uma mulher).

ENDOGAMIA E EXOGAMIA

São as formas que o casamento pode assumir em diferentes sociedades, sendo uma limitação ao direito de escolha do cônjuge.

Na exogamia as pessoas são obrigadas a optarem por parceiros que não façam parte do seu grupo específico, como na nossa sociedade, em que não se admite casamento com parentes de sangue próximo. Já na endogamia os indivíduos são obrigados a escolher parceiros dentro do grupo que pertencem, temos como exemplo os ciganos.

AS FUNÇÕES DA FAMÍLIA

Preenche várias funções em qualquer sociedade que podem variar de uma para outra. Funções principais:

 Biológica: relacionada com a reprodução da espécie e a satisfação das necessidades sexuais.

 Socialização: prepara o ingresso da criança na sociedade já que foi seu principal grupo de contato, pautado na transmissão da herança social e cultural através da educação dos filhos (costumes, valores, crenças).

 Social: Papel que a família exerce ao determinar o status inicial do indivíduo, pois cada criança inicia sua vida com o status de classe de sua família, e essa posição inicial pode ser determinante referente às oportunidades que terão alcance.

 Assistencial: A família e responsável pela proteção física, econômica e psicológica dos seus membros.

AS RELAÇÕES FAMILIARES

O tipo de relações existentes entre os membros de uma família podem sofrer variações de acordo com a sociedade. Há grupos familiares que toleram sexo fora do casamento, ou o próprio homossexualismo, e em outros grupos não existe a menor tolerância, e dependendo do caso pode haver até punição.

INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

A religião, do ponto de vista sociológico, é vista como um grande e importante fenômeno social encontrado em todas as sociedades. Dentre todas as definições da religião, a mais utilizada entre elas é a de Durkheim (considerado um dos pais da sociologia moderna) que a define como “um sistema unificado de crenças e práticas relativas a coisas sagradas, isto é, a coisas colocadas à parte e proibidas – crenças e práticas que unem uma comunidade moral única a todos que a adotam”.

Dentro das funções principais da religião, estão as doutrinas, os rituais e uma série de normas de comportamentos que estão de acordo com a doutrina. Entre elas, há uma função que diz respeito à sociabilidade. Os cultos, as atividades, as celebrações e os demais eventos promovidos pelas igrejas, promovem indiretamente ou não, a união das pessoas, além de fortalecer a coesão social e aumentar a solidariedade grupal.

O artigo “As religiões no Brasil” foi baseado em uma pesquisa sobre as preferências religiosas dos brasileiros, sendo:

-Os católicos são maioria e reúnem 75 por cento e são classificados em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com