TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituições sociais

Ensaio: Instituições sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Ensaio  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

1 (CESGRANRIO, 2009 – Professor de Sociologia – ADAPTADA) Identifique o conceito formulado por Pierre Bourdieu que se refere às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.

Escolher uma resposta. a. Indústria Cultural

b. Violência simbólica.

c. Reprodução social.

d. Capital cultural.

e. Habitus.

Resposta correta: Violência simbólica.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Esta resposta está correta porque, segundo a perspectiva de Bourdieu, o sistema de ensino é definido como uma modalidade específica de violência simbólica.

..Question 2 (Aeronáutica, 2008 – Magistério Sociologia) Um conceito importante da teoria de Pierre Bourdieu é o conceito de habitus.

Sobre esse conceito, marque a alternativa INCORRETA:

Escolher uma resposta. a. O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo.

b. Habitus implica afirmar que o individual, o pessoal e o subjetivo são simultaneamente sociais e coletivamente orquestrados.

c. O conceito de Habitus está intimamente relacionado ao coletivo.

d. O habitus é adquirido nas e pelas experiências práticas (em condições sociais específicas de existência), constantemente orientadas para funções e ações do agir cotidiano.

e. Constitui-se de sistemas de esquemas individuais, socialmente constituído de disposições estruturadas (no social) e estruturantes (nas mentes).

Resposta correta: O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Esta resposta está correta porque, de acordo com Bourdieu, o campo estrutura o habitus.

..Question 3 (ENADE, 2008 – Ciências Sociais – ADAPTADA) A noção de campo desenvolvida por Pierre Bourdieu propõe-se a resolver um dilema teórico. Até então, para explicar os produtos culturais – arte, literatura, religião, ideologia –, escolhia-se entre duas vias exclusivas: o estruturalismo e o marxismo. Em síntese, isso significava o confronto entre duas tradições, em que se privilegiavam os produtos dotados de coerência interna, subtraindo-se os determinantes externos ou, então, caracterizavam-se tais produtos pelas funções sociais que eles exerciam, notadamente as funções ideológicas de justificação dos interesses das classes dominantes. Segundo esse autor, a noção de campo:

Escolher uma resposta. a. Considera língua, mito, arte e religião como estruturas estruturantes, ou seja, objetivas, atribuindo-lhes papel ativo.

b. Sintetiza o mundo subjetivo e o mundo objetivo, articulando a ordem do simbólico em uma realidade complexa, em que a cooperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com