TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos Topograficos

Dissertações: Instrumentos Topograficos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  8.168 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este capítulo pretende fazer uma breve descrição dos equipamentos topográficos utilizados para a execução das tarefas diárias realizadas ao longo das aulas práticas.

Os equipamentos utilizados nas aulas de campo são muito diversificados, variando entre material de sinalização, material de medição do terreno e do tipo material auxiliar.

INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS TOPOGRÁFICOS

Teodolito: instrumento destinado a medir ângulos horizontais e verticais. Podem ser mecânicos ou eletrônicos (digitais).

Fio de prumo: instrumento para detectar a vertical do lugar e elevar o ponto. Pode ser adaptado num prisma ortogonal ou num tripé.

Trena: instrumento utilizado para medição direta de distâncias. Podem ser de fibra de vidro, aço ou ínvar. As trenas de fibra de vidro não são recomendadas pelo fato das fibras de vidro quebrarem e não ser visível ao usuário. As de aço devem ser utilizadas com fator de correção de temperatura.

Nível: instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referência para calcular os desníveis entre pontos. Podem ser automáticos ou digitais.

Mira: instrumento para medir a distância vertical de um ponto até o plano horizontal do nível. Para os níveis digitais, a mira deve ser com códigos de barras.

Nível de cantoneira: instrumento utilizado para detectar a vertical de outro instrumento. Pode ser adaptado numa baliza ou numa mira.

Bastão: instrumento que serve para elevar o ponto topográfico com o objetivo de torná-lo visível. Possui encaixe ou rosca para adaptação de antena GPS ou prisma.

Prisma: instrumento destinado à reflexão do sinal emitido por um distanciômetro ou uma estação total.

Estação total ou taqueômetro eletrônico: A evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias trouxe como conseqüência o surgimento destes novos instrumentos, que nada mais é do que teodolitos eletrônicos digitais com distanciômetros eletrônicos incorporados e montados num só bloco. Isto traz muita vantagem para a automação de dados, podendo inclusive armazenar os dados coletados e executar alguns cálculos mesmo em campo.

GPS: instrumento destinado para medição de coordenadas geodésicas via satélite.

Tripé, bipé e monopé: Tripé (utilizado para a sustentação de outros instrumentos como teodolitos, estações totais, níveis, bastão, baliza etc), bipé (suporte para apoio da baliza ou do bastão) e monopé (suporte para apoio da bússola).

Baliza: instrumento que serve para elevar o ponto topográfico com o objetivo de torná-lo visível.

Bússola: instrumento que se utiliza para a determinação do norte magnético, direções e ângulos horizontais.

Rádio de comunicação: instrumento para comunicação entre os operadores do levantamento.

Piquetes: são estacas de madeira com secção transversal quadrada de 4cm X 4cm, com comprimento de 20cm a 25cm , apontados em uma das extremidades. Tem por finalidade a materialização de um ponto topográfico, sendo cravado no solo, ficando apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com