TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos de medição

Tese: Instrumentos de medição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO 1: Qual a leitura e resolução dos instrumentos de medição abaixo

A.

_______14°15’________

B.

______20°35’_________

QUESTÃO 2: Identifique um sistema de medição para utilização de um relógio comparador e comente suas características.

Os relógios comparadores também podem ser utilizados para furos. Uma das vantagens de seu emprego é a constatação, rápida e em qualquer ponto, da dimensão do diâmetro ou de

defeitos, como conicidade, ovalização etc. Consiste basicamente num mecanismo que transforma o deslocamento radial de uma ponta de contato em movimento axial transmitido a um relógio comparador, no qual pode-se obter a leitura da dimensão. O instrumento deve ser previamente calibrado em relação a uma medida padrão de referência.Esse dispositivo é conhecido como medidor interno com relógio comparador ou súbito.

Para determinar o desvio de planeza foram realizadas 15 leitura de forma que foi calculado o desvio de planeza para 5 leituras, 10 leituras e 15 leituras com os seguintes resultados 0,31 mm, 0,53 mm e 0,63mm consecutivamente. Resultados estes que podemos observar que o maior número de leituras permite uma melhor representatividade do resultado da mesma.

Figura 2: esquema da peça a ser medida o desvio de retitude

Para cada peça medida do desvio de retitude foi uma medida maior que a esperada, tendo assim uma dimensão considera maior que a permitida (0,07 mm) para o desvio de retitude, podendo afirmar que as peças foram usinadas de forma inadequada.

princípio de funcionamento dos relógios comparadores

O principio de funcionamento do relógio comparador por engrenagem consiste de um conjunto cremalheira trem engrenagem. O funcionamento é através de um fuso que possui a cremalheira acionando um pinhão solidário com uma engrenagem, que por sua vez aciona outro pinhão onde é montado o ponteiro de leitura, sendo assim, o movimento linear do fuso é transformado e ampliando em movimento circular do ponteiro. Quando a haste do equipamento toca a superfície a ser medida, esta produz um movimento na cremalheira a qual está acoplada que transmite ao pinhão principal através de um pequeno pinhão solidário com a engrenagem principal . O ponteiro principal, recebe o movimento do fuso por meio de pinhão no qual está acoplado.

Sistema de medição

O sistema de medição do experimento é composto de uma mesa de medição (superfície de referência), um relógio comparador e um mensurando de secção circular.

O relógio comparador é fixo por um suporte de haste vertical rígida, braço ajustável e uma base magnética fixada na mesa de medição, sendo está utilizada como plano de referência.

Para as leituras o mensurando é movimentado de forma aleatória e a cada movimento é realizada uma leitura.

Figura 3: sistema de medição

procedimentos de medição

Colocar o mensurando sobre a mesa de medição fazendo assim que a base inferior da mensurando seja a superfície de referência, depois fixar a base magnética na mesa de medição juntamente com o relógio comparador, inserindo uma pequena pressão na haste que toca o mensurando para que ao movimentar o mensurando seja capaz de realizar leituras positivas e negativas.

3) Os desvios geométricos podem ser?

Desvios de Forma: É o grau de variação das superfícies reais com relação aos sólidos geométricos que os definem.

Microgeométricos: Rugosidade superficial;

Macrogeométricos: Retilineidade, circularidade, cilindricidade, planicidade.

Desvios de Posição: É o grau de variação dentre as diversas superfícies reais entre si, com relação ao seu posicionamento teórico.

Orientação para dois elementos associados: Desvios angulares, paralelismos e perpendicularidade.

Posição para dois elementos associados: Desvios de localização, simetria, concentricidade e coaxilidade.

São definidos para elementos associados.

Desvios Compostos: São os desvios compostos de forma e posição.

Desvios de batida radial e axial;

Desvios de verdadeira posição.

4) Exemplifique o que você entende por tolerância?

Quais são as causas dos erros de medição exemplifique?

Tolerâncias Geométricas ⇒ São as variações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com