TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA ESQUERDA

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

ATPS – INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA ESQUERDA – PARTE II

LEME/SP

2014

Amanda Cezário – RA: 6660427001

Adrielly Dias – RA:6271243128

Franciele F. Romano – RA:7631716098

Jaqueline R. Scherma – RA: 6661440784

Kátia Rodriguez – RA: 2582470060

Marina Vicentin – RA: 6660422526

Rafael L. Fonseca – RA: 8098934524

ATPS – INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA ESQUERDA – PARTE II

Trabalho apresentado como objetivo

parcial da disciplina de Fisiologia

e Biofísica II sob orientação

da  Prof.ª Lídia H. Pulz.

LEME/SP

2014

ATPS – INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA ESQUERDA – PARTE II

A Insuficiência Cardíaca Congestiva Esquerda (ICCE)sobrevém a uma diminuição do débito cardíaco pelo comprometimento da contratilidade e aumento da pré-carga e diminuição da pós-carga, o que gera um comprometimento da troca gasosa relacionado com edema pulmonar devido a pressões ventriculares elevadas e um excesso de volume hídrico pela retenção de sódio e água. E além do mais, há intolerância a atividade física pelo desequilíbrio entre o suprimento e a demanda de oxigênio.

Segundo este aspecto, é importante compreender que a circulação pulmonar é um circuito de baixa resistência e de alta capacidade, funcionalmente posicionado entre os dois lados do coração, e influenciado pelas alterações das pressões pleural e de vias aéreas, bem como pela performance dos dois ventrículos.

Existem dois tipos de circulação, a Circulação Sistêmica – brônquica – nutre as estruturas pulmonares; e a Circulação Pulmonar – pequena circulação – realiza as trocas gasosas.

O fluxo sanguíneo através dos pulmões não é uniforme, já que a circulação pulmonar é dividida em três zonas funcionais, por influência das pressões que interferem no fluxo sanguíneo pulmonar – pressão alveolar, pressão arterial pulmonar e pressão venosa pulmonar. Deste modo, o fluxo sanguíneo pulmonar vai aumentando conforme se afasta dos ápices pulmonares.

O organismo em contante metabolismo está consumindo O2 (oxigênio) e produzindo CO2 (dióxido de carbono). Para manter a homeostase, as células precisam de um estoque contínuo de O2  e requerem remoção contínua de CO2. O fluxo de sangue é essencial tanto para transportar como para manter um gradiente de concentração de oxigênio e remoção de dióxido de carbono nos capilares. Esta troca de gases se dá por meio de difusão simples, que ocorre pela diferença de pressão parcial dos gases presentes no sangue.

O fluxo de sangue é o principal fator que afeta a oferta de O2 aos tecidos, um aumento no fluxo sanguíneo resultará em um aumento na entrega de O2.

A ICCE é o resultado de um aumento nas pressões de enchimento do lado esquerdo do coração associado ao aumento de volume. Este aumento da pressão é transmitido a circulação pulmonar que, por ser uma circulação de baixa pressão e menor volume que a circulação sistêmica, evidencia sinais de congestão pulmonar ou edema pulmonar.        

A congestão pulmonar ou edema pulmonar acontece quando o ventrículo esquerdo não consegue bombear o sangue para fora do compartimento. Isso aumenta a pressão no ventrículo esquerdo e diminui o fluxo sanguíneo do átrio esquerdo. Como o sangue fica represado no átrio e veias anteriores ao ventrículo insuficiente, a pressão do átrio esquerdo aumenta, bem como a pressão nas veias e capilares pulmonares. A elevação na pressão hidrostática capilar pulmonar leva a um aumento na filtração do fluido capilar para os espaços intersticiais dos pulmões. O edema pulmonar se desenvolve. O excesso de líquido intersticial nos pulmões torna mais lenta a transferência de oxigênio dos alvéolos para os capilares pulmonares, podendo resultar em hipóxia sistêmica (CUNNINGHAM 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com