TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiencia Respratoria

Projeto de pesquisa: Insuficiencia Respratoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A insuficiência respiratória é a incapacidade de manutenção da liberação normal de oxigênio aos tecidos ou de remoção normal do dióxido de carbono dos tecidos.

A gasometria é muito importante para a avaliação da insuficiência respiratória. Geralmente, a insuficiência é marcada por uma PaCO2 superior a 50 mmHg e /ou por uma PaO2 inferior a 60 mmHg em indivíduos saudáveis em outros aspectos respirando ar ambiente ao nível do mar. Esses critérios foram estabelecidos por Campbell em 1965.Os pacientes com distúrbio ácido – básico basal(por exemplo ,DPOC ,pneumopatia restritiva ) podem apresentar hipercapnia crônica e, consequentemente , insuficiência ventilatória crônica ,esses indivíduos desenvolvem insuficiência aguda quando eles apresentam uma deteriorização significativa de seu estado crônico .

Por essa razão, a insuficiência respiratória pode ser vista tanto como um processo agudo quanto crônico. Ela pode ser dividida em duas categorias que refletem seu comprometimento funcional e a necessidade de planos diferentes de tratamento. Essas duas categorias são:

• Insuficiência respiratória hipoxêmica (Tipo 1)

• Insuficiência respiratória hipercápnica (Tipo 2)

Insuficiência Respiratória Hipoxêmica aguda (Tipo 1)

Causas de hipoxemia:

• Incordenação ventilação – perfusão

• Shunt intrapulmonar

• Hipoventilação alveolar

• Diminuição da FiO2

• Comprometimento da difusão

• Comprometimento da relação difusão/perfusão

A incoordenação ventilação - perfusão é a causa mais comum de hipoxemia e, na verdade, faz parte de uma sequencia que vai desde a doença do espaço morto (ausência de perfusão) ao shunt (ausência de ventilação).A doença pulmonar decorrente do broncoespasmo ,destruição da parede alveolar ou doença intersticial acarreta áreas de ventilação – perfusão baixa(<1,0)onde a ventilação encontra- se diminuída e a perfusão permanece intacta. O shunt também é caracterizado por unidades pulmonares adequadamente perfundidas ,mas ao contrário da incoordenação ventilação- perfusão, a ventilação está ausente uma vez que os alvéolos estão colapsados ou cheios de líquidos /exsudatos(shunt fisiológico ) ou quando o sangue desoxigenado atravessa os pulmões sem contato com o oxigênio (shunt anatômico em razão do shunt intracardiaco ou intrapulmonar).A pneumonia e a síndrome da angustia respiratória do adulto (SARA) comumente causam shunt fisiológico.

Geralmente, a insuficiência respiratória hipoxemica aguda se manifesta com PaO2 anormalmente baixa e uma PaCO2 baixa ,esta ultima refletindo a hiperventilação como uma tentativa fisiológica de aumentar a PaO2.

Insuficiência Respiratória Hipercápnica Aguda ( Tipo 2)

A insuficiência hipercapnica é caracterizada por uma PaCO2 elevada ,criando uma acidose respiratória descompensada. De fato , a PaCO2 e a ventilação alveolar são inversamente relacionadas ,significando que os níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com