TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiência Renal

Artigos Científicos: Insuficiência Renal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.769 Palavras (16 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O ser humano possui dois rins que têm cor vermelho-escuro e forma de um grão de feijão. Em uma pessoa adulta os rins medem cada um e pesam 130 a 170g cada um. Localizam-se nas costas um de cada lado da coluna e são protegidos pelas últimas costelas.

Passam pelo rim aproximadamente 1.200 a 2.000 litros de sangue por dia que chegam através das artérias renais. No interior dos rins, as artérias dividem-se em vasos, cada vez menores, até formarem um enovelado de vasos muito finos que constituem o glomérulo. O glomérulo é o verdadeiro filtro do rim, por onde o sangue passa e é filtrado, eliminando todas as substâncias indesejáveis através da urina. Existem aproximadamente um milhão de glomérulos em cada rim.

A urina é formada pela eliminação da água desnecessária, dos sais e outros produtos que não devem ser acumulados no nosso sangue. A quantidade diária de urina formada a partir de 1.200 a 2.000 litros de sangue que passam pelo filtro renal é da ordem de 1,2 a 1,5 litros de urina por dia. Partindo do rim, a urina inicia a sua caminhada para o exterior, descendo pelo ureter, chegando à bexiga e saindo pela uretra. Na urina é eliminado diariamente, além da água, sódio, cálcio,fósforo,ureia ácido úrico e inúmero outros produtos do catabolismo do nosso organismo. O trabalho metabólico aproveita o que serve para o organismo e rejeita o que não deve ser assimilado (produto catabólico) e envia ao rim para ser eliminado por ser desnecessário. Existem dois tipos de insuficiência Renal, Aguda e Crónica e iremos abordar seu conceito, fisiopatologia, causas, sintomas, diagnóstico complicações e tratamento.

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

Insuficiência Renal Aguda (IRA) é a perda rápida de função renal devido a dano aos rins, resultando em retenção de produtos de degradação nitrogenados (ureia e creatinina) e não nitrogenados, que são normalmente excretados pelo rim. Dependendo da severidade e da duração da disfunção renal, este acúmulo é acompanhado por distúrbios metabólicos, tais como acidose metabólica (acidificação do sangue) e hipercalcêmica (níveis elevados de potássio), mudanças no balanço hídrico corpóreo e efeitos em outros órgãos e sistemas. Pode ser caracterizada por ligúria ou por anuíra (diminuição ou parada de produção de urina), embora a IRA não ligúrica possa ocorrer. É uma doença grave e tratada como uma emergência médica.

FISIOPATOLOGIA

É caracterizada pela rápida diminuição das funções do rim que se mantém por períodos variáveis em que o rim torna-se incapaz de manter as funções básicas de excreção e de manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e apresenta diminuição da taxa de filtração. Pode ser reversível se diagnosticada cedo com grandes chances de recuperação sem complicações.

Há três tipos de IRA dependendo do local onde se dão as alterações agudas: antes do rim, no rim e depois do rim: pré-renal, renal ou pós-renal:

Pé renal (é resultante do suprimento ou fluxo sanguíneo):

Hipotensão (fluxo sanguíneo diminuído), habitualmente por choque ou desidratação e perda de líquido, ataque cardíaco;

Problemas vasculares, tais como doença ater embólica e trombose da veia renal (que em parte pode ser secundária à perda de fatores de coagulação devido à disfunção renal)

Renal (é resultante de danos estruturais nos glomérulos ou aos túbulos renais; dano ao rim propriamente dito):

Infecção: Toxinas ou medicamentos (por exemplo, alguns anti-inflamatórios não esferoidais (Anis), antibióticos amino glicosídeos, anfotérica B, contrastes iodados, lítio);

rabdomiólise (destruição de tecido muscular) - a consequente liberação de mioglobina no sangue afeta o rim; pode ser causada por injúria (especialmente injúria por esmagamento e trauma fechado extenso), estatinas, MDMA (ecstasy) e algumas outras drogas;

hemólise (destruição de glóbulos vermelhos) – a hemoglobina danifica os túbulos; pode ser causada por várias condições, tais como anemia falciforme e lúpus eritematoso

mieloma múltiplo, quer por hipercalcemia ou por "nefropatia de deposição" (mieloma múltiplo também pode determinar insuficiência renal crônica, por outro mecanismo);

hiperparatireoidismo primário em razão da hipercalcemia;

Pós-renal (causas no trato urinário):

Retenção urinária (como um efeito colateral de medicamentos ou devido à hipertrofia prostática benigna, cálculos renais);

Pielonefrite: obstrução devido a neoplasias abdominais (câncer ovariano, câncer colo-retal).

SINAIS E SINTOMAS

Dentre os sinais e sintomas mais comuns estão a retenção de produtos nitrogenados (tóxicos), edema de membros e pulmonar, náusea, vômito, mal estar, alteração de consciência, arritmias causadas pelo aumento do potássio e anemia(deficiência hormônio eritropoetina). Porém a maioria é assintomática só é percebida quando são encontrados elevações na concentração da uréia e creatinina sérica.

Nos casos de oliguria (volume pequeno de urina) – débito urinário menor q 400ml/dia(na maioria dos casos), ou não-oligurica(volume grande de urina) maior que 1800ml/dia dependendo do caso. (normal 600-1500)

Na IRA Pré-Renal ocorre hipotensão, aumento da frequência cardíaca, aparecimento da jugular e mucosas secas Na IRA Renal ocorre dor abdominal, febre, proteína na urina, sopro cardíaco, alteração na pele, febre, anormalidades neurológicas, lesão em outros órgãos. Na IRA Pós-Renal a bexiga é palpável e apresenta dor no abdômen com irradiação para a virilha.

As alterações graves da uremia (aumento da uréia no sangue) acometem o sistema nervoso central, o coração, pulmão, intestino, pele e mucosas.

HÁ QUATRO FASES DA IRA:

Ínicio: começa com a primeira agressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com