TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integrador de projetos Interpretação de idiomas e texto

Tese: Integrador de projetos Interpretação de idiomas e texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto Integrador Linguagem e Interpretação de textos

O que é o e-mail?

O e-mail (abreviatura de “electronic mail”, ou correio eletrônico, em português) consiste num meio de enviar mensagens escritas pela Internet e que tem a vantagem de ser recebido quase instantaneamente pelo destinatário, em qualquer parte do mundo onde haja ligação de Internet, dispensando intermediários, selos e a espera dos correios tradicionais.

Outra grande funcionalidade deste meio passa pela possibilidade de o utilizador criar listas de distribuição de endereços de correio eletrônico, podendo enviar uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.

Como funciona o correio eletrônico?

Para se enviar um e-mail, basta ao cibernauta:

• Possuir uma ligação à Internet;

• Estar registado num servidor de e-mails;

• Escrever a sua mensagem, colocar o endereço electrónico do destinatário no local apropriado e;

• Proceder ao seu envio clicando na área apropriada desse mesmo servidor.

No entanto, tal como para outras funcionalidades da Internet, também o correio electrónico tem os seus perigos, como a propagação de vírus, devendo o utilizador tomar algumas precauções para assegurar ao máximo a protecção dos seus dados e do seu computador. Para saber mais, consulte as rubricas “Que perigos apresenta?” e “Que cuidados devo ter?”

Que perigos pode apresentar uma mensagem de correio electrónico?

Tal como outras funcionalidades no mundo da Internet, também o correio electrónico pode apresentar os seus perigos. Um dos perigos mais comuns é a propagação de vírus e consequente infecção dos computadores de utilizadores domésticos e empresariais (veja também Phishing).

Os vírus são propagados de diversas formas, como por exemplo, através de mensagens não solicitadasde correio electrónico contendo anexos, que são enviados para os mais diversos destinatários. Estes e-mails podem conter endereço de retorno, um envelope provocante ou qualquer outro artifício que encoraja o receptor a abri-lo.

A este tipo de técnica de encorajamento dá-se o nome de Engenharia Social (sendo disto um grande exemplo o Phishing), que se serve da natureza crédula e curiosa para aliciar o cidadão menos atento.

Uma infecção por vírus pode ter consequências nefastas no seu sistema informático. Estas consequências incluem por exemplo:

• Revelar informação

Os vírus propagados por mensagens de correio electrónico em massa (SPAM) podem ter como principal objectivo a recolha de endereços de correio electrónico da lista de contactos do utilizador ou de ficheiros.

Alguns vírus também tentarão enviar ficheiros de uma máquina infectada para outras potenciais vítimas ou até para o autor do vírus. Estes ficheiros podem conter informação sensível.

• Instalar uma “backdoor”

Uma “backdoor” (“porta de fundos”, em português) pode ser usada por um atacante remoto para conseguir acesso ao sistema, ou para adicionar/modificar/apagar ficheiros no sistema. Estas “backdoors” podem também ser manipuladas para descarregar e controlar ferramentas adicionais para uso em ataques distribuídos de negação de serviços (Distributed Denial of Service – DDoS) contra outros sítios de Internet.

1. Escreva e-mails curtos

Deixe seu e-mail tão curto quanto for possível. Escrever um e-mail longo é o caminho pra que duas coisas aconteçam:

1. Você nunca receba uma resposta, pois…

2. Seu e-mail nunca será lido.

A rapidez com que digitamos faz com que seja fácil demais escrever uma longa e cansativa mensagem para outra pessoa. Se você tivesse que escrever e-mails à mão, seria muito mais sucinto. Reduza seu e-mail para o que for essencial. Claro, isso é mais difícil do que você pensa; uma vez Abraham Lincoln disse:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com