TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interaçoes E Brincadeira

Ensaios: Interaçoes E Brincadeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

AS BRINCADEIRAS E SEUS EFEITOS

As brincadeiras são atividades de excitação capazes de colaborar para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança em idade pré-escolar, visa levantar conhecimentos sobre a maneira como é vista a brincadeira no espaço da Educação Infantil. Igualmente como, verificar se a ação de brincar, como meio de desenvolvimentos de aprendizagem, é parte complementar do currículo escolar e do planejamento das aulas por elemento dos professores.

Compreender o valor da brincadeira como fonte de promoção do desenvolvimento infantil. Embora o brinquedo não for o aspecto dominante da infância, ele desempenha uma enorme influência onde a criança aprende a atuar numa campo cognitivo que depende de motivações internas.

Aprecia o fator social, mostrando que no jogo de papéis a criança cria uma situação imaginária, agrupando elementos do contexto culturais apanhados por meio da interação e comunicação.

A noção central é que se adolesce uma “zona de desenvolvimento proximal” em que se caracterizam o nível atual de desenvolvimento potencial marcado pela colaboração do adulto ou pares mais apropriados.

A brincadeira é eficaz para a edificação da identidade da criança. A diversidade contém não somente as diferenças individuais, os interesses e necessidades de cada criança, entretanto os aspectos sociais, culturais, econômicos e familiares que têm relação com os brinquedos e brincadeiras. O mundo físico é percebido como a forma cognitiva da criança experimentar situações em que compreende pelos sentidos físicos (visão, audição, tato, paladar, olfato) como é a realidade à sua volta. Ao brincar, a criança explora experimenta o que se pode fazer com a água ou com a terra e vai compreendendo o mundo ao seu redor.

As pessoas vivem em mundos sociais, com suas famílias e seus vizinhos, em locais em que compartilham suas vidas com as pessoas no mundo do trabalho, da escola, do lazer, da vida doméstica, onde estudam, aprendem, trabalham , passeiam ou convivem com seus familiares.

A natureza é cheia de elementos que enriquecem o brincar infantil. Brincadeiras como fazer cabanas com folhas e galhos, brincar nos troncos das árvores, anunciam valores relacionados a comunidades rurais, mas podem-se recriar tais modalidades em qualquer lugar Os brinquedos carregam significações de lugares e tempos diferentes. O tempo pode parecer algo complicado para crianças pequenas. No entanto, elas vivem suas cotidianas mergulhadas em atividades que exigem a atenção para o tempo. Como usar o cotidiano para fazer as crianças pensarem sobre o tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com