TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interações sociais

Tese: Interações sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 2

Interações Sociais

A interação social é quando uma ação ou reação causa a união de uma ou mais pessoas para lutarem por um mesmo ideal.

O desejo de mostrar para a sociedade suas ideias e objetivos, que pode ser em prol de si mesmo, ou até mesmo para um ideal em comum de um determinado grupo.

O mais importante na interação social é a mudança no comportamento dos indivíduos envolvido, que passam a pensar, agir e a se comunicar em uma mesma linguagem.

A interação nesta comunicação social pode ocorrer , segundo alguns autores, por meio de um único elemento físico, que vai influenciar o outro indivíduo, como por exemplo a televisão ou um livro.

Existem várias maneiras de se interagir socialmente, e isto acontece deste os tempos da antiguidade, onde pessoas se unem para conquistar um desejo de melhores condições de vida e muitas vezes entram em conflitos, sejam eles políticos ou religiosos, que podem ajudar ou prejudicar um determinado grupo ou até mesmo nação.

Nesta relação social podemos dizer que os indivíduos envolvidos nesta interação social, podem sofrer dois tipos de processos: Os associados, que se beneficiam com a ação proposta, e os associados, os que se prejudicam com a ação determinada.

Sempre há um indivíduo ou grupo em busca de um ideal, e isto acontece até os dias atuais, no nosso dia a dia, na política, na religião, na cultura, etc...

Podemos citar como exemplo, as manifestações que vem ocorrendo em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, aonde as pessoas vão às ruas para lutarem por melhores condições no transporte, na saúde, na habitação, educação e também por melhores salários.

Estas manifestações, onde o objetivo em comum beneficia toda uma sociedade, uma nação, faz com que a população se una e busque alcançar as metas determinada por um povo cansado e explorado, que não aguenta mais tanta corrupção e diferença social.

Isto é relatado claramente no filme de Elio Petri, onde trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho e melhores salários para os operários.

A luta pelos direitos trabalhistas vem de longa data, e isto ajuda na economia do país, pois todo trabalhador é um consumidor, e assim o dinheiro gira, garantindo assim o pagamento dos impostos, e consequentemente o crescimento econômico do país.

Com um país capitalista, os empresários e comerciantes lucram com os trabalhadores assalariados, pois todo o dinheiro que ganham, é gasto para garantir sua sobrevivência.

E quanto mais os assalariados ganham, mais consomem, pois todos tem o sonho de conseguir crescer financeiramente e alcançar seus bens materiais, como casa própria, carro, etc...

Desta forma há uma interação entre classes sociais, onde os ricos precisam da mão de obra dos pobres para ficarem mais ricos e usufruir da sua fortuna, e os podres precisam dos ricos para garantir seu sustento, e sonhar com um futuro mais próspero.

A sociedade não esta de olhos fechados, e continuam lutando por direitos iguais para todos, fazendo com que o povo cobre dos seus governantes, melhorias em todas as áreas, onde o dinheiro dos impostos deve ser investido.

Para se conseguir uma vida digna, o povo interage e protesta, para que seus direitos sejam garantidos, e seus objetivos sejam alcançados.

Esta interação social expressa à vontade de uma sociedade por justiça e indignação a tanta coisa errada que se ver acontecendo ao nosso redor.

A maioria das manifestações sociais causam conflitos políticos e econômicos nos países, pois sempre existem aqueles se se aproveitam da situação para banalizar, e destruir patrimônios públicos, e causam prejuízos a população, pois tudo sai do nosso bolso, através dos impostos que pagamos.

Existem as interações sociais em busca de causas nobres, como ajudar ao próximo, onde um grupo se une para conseguir benefícios a outro grupo, como por exemplo, quando à sociedade se une para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com