TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinar Administração

Artigos Científicos: Interdisciplinar Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo avaliar e vivenciar as matérias aos quais convivemos neste semestre em que podemos aprender paralelamente com a parte teoria e exemplos práticos.

2 DESENVOLVIMENTO

Como desenvolvimento deste trabalho é possível perceber a fundo a importância da administração estratégica, onde a tomada de decisão é fundamental para que a vida da empresa permaneça no mercado de trabalho. Ao iniciar a pesquisa é fundamental fazer uma avaliação desde o inicio e o objetivo da empresa, onde através da missão, visão, valores e estratégia para que a empresa possa entrar e permanecer no mercado.

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Para que uma empresa possa se manter no mercado é fundamental que a administração esteja disposta a lidar com todas as situações que poderão surgir, dentre elas é preciso que a empresa crie as diretrizes para o qual ela deseja seguir.

Logo, a missão, visão, valores e estratégia são fundamentais para que sejam a base da empresa.

Em vista disso uma boa estratégia é aquela que realmente gera vantagens.

Já quando falamos em missão deve ser o propósito ao qual a empresa pretende alcançar seu propósito a longo prazo.

Conforme Zanoni, Berto (2009, p.9) “missões definem tanto o que a empresa aspira se no longo prazo, quanto o que quer evitar nesse ínterim”.

A missão, para Tavares (2005,p.104) “serve de critério geral para orientar a tomada de decisão, definir objetivos e ajudar na escolha das decisões estratégicas”

Lembrando que se a empresa não souber escolher sua missão a mesma poderá prejudicá-la e assim não conseguira alcançar os seus objetivos ao qual necessita para se manter no mercado.

Além de tudo isso é necessário que seja realizada uma pesquisa interna e externa para saber qual o objetivo, para quem atender, o que oferecer, quais os concorrentes para que se obtenha sucesso no negocio.

Lobato (2003,p.40) a define como “a razão de ser da organização” e apresenta alguns pontos comuns onde a organização deve refletir ao estabelecer sua missão: “Qual o negocio da organização? Quem é o seu cliente? Onde ela tem sua base de atuação? Qual a sua vantagem competitiva? Qual a sua contribuição social?” (LOBATO, 2003,p.41)

Quando falamos em visão é a forma em que a empresa quer chegar e quais o objetivos a alcançar, direção e foco.

Johnson, Scholes e Wittington (2007,p.49) estabelecem a visão ou a intenção estratégica como “a posição futura desejada para a organização. É uma aspiração em torno da qual um estrategista, talvez o presidente, pode tentar focar a atenção e as energias dos membros da organização”.

Já os valores são como crenças básicas para a tomada de decisão na empresa, são ideais a serem atingidos. Como exemplo de valores, pode-se citar a preocupação com o meio ambiente, honestidade, busca de excelência e cidadania responsável.

Infelizmente para uma organização se manter ativa no mercado é necessário que a mesma faça acompanhamentos freqüentes dos seus clientes para que possa tentar solucionar e inovar já que eles são a base do sucesso, pois sem eles a organização não existiria.

Quando passamos a falar sobre matriz SWOT, ferramenta ideal no processo de gestão e monitoramento dos processos organizacionais, tendo sua autoria creditada a dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christense.

Essa ferramenta é uma sigla que podemos defini-la através da Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities).

Logo, a realização da analise permite a visualização da real situação da organização possibilitando assim a criar estratégias de negócios mais ousadas valendo-se das oportunidades e capacitando-se para enfrentar as ameaças.

2.2 SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Quando passamos a estudar a administração de sistema de informação percebemos o quanto a tecnologia tende a aumentar as competitividades do mercado, logo a organização necessita também ter um sistema que possa ser mais uma ferramenta favorável na analise das informações dos seus produtos mas também dos seus clientes.

Um sistema de informação pode lhe proporcionar uma aproximação maior do seu cliente, quando você utiliza-se de um cadastro onde através de um simples cartão de aniversário pode fideliza-lo a organização, por perceber que a mesma lembrou dele.

Perini (2010, p. 132) destaca que o “sistema empresarial nas suas diversas funções dão suporte a todos os setores e muitas vezes seu sucesso depende da forma como administram o fluxo de informações dentro de seus departamentos”.

Podemos destacar os mais importantes sistemas empresarias que é o ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management).

O ERP é um sistema de gestão, um software que integra o planejamento, o gerenciamento e o uso de todos os recursos da organização.

Já o CRM é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente, é um esforço em nível empresarial para conquistar e fidelizar clientes apoiado na TI.

E para complementar o Business intelligence,conhecido como banco de dados é utilizado como técnica usada para coletar, armazenar, analisar e fornecer dados e ajudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com