TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinar I Semestre

Monografias: Interdisciplinar I Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.816 Palavras (12 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO 3

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 4

3 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO 7

3.1 MISSÃO DA EMPRESA 7

3.2 VISÃO DA EMPRESA 7

3.3 ÁREAS FUNCIONAIS E SUA ESTRUTURA 7

3.4 FUNÇÕES X ÁREAS FUNCIONAIS 8

4 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS 10

4.1 SETOR ECONÔMICO E RAMO DE NEGÓCIO 10

4.2 PERFIL DOS CLIENTES 10

4.3 FORNECEDORES 10

4.4 CONCORRENTES 11

4.5 ESTRATÉGIA DE VENDAS 11

5 CONTABILIDADE 12

5.1 TIPOS DE DECISÕES 12

5.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – USUÁRIO X CONTADOR 12

5.3 CONTROLE CONTÁBIL 12

6 MATEMÁTICA NA EMPRESA 13

7 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

As lojas Becker de Aloysio Eleutério Becker é uma das maiores redes varejista do Sul do Brasil. Começou sua história em 1952,quando seu proprietário, após servir o Exercito, adquiriu a pequena ferraria pertencente a seu pai na então Linha Salvador das Missões, Distrito de Cerro Largo. No início, trabalhou com apenas dois empregados em um velho galpão de madeira com área de 120 metros quadrados. Durante a semana, fabricava facas e outras pequenas ferramentas, as quais, nos finais de semana, pessoalmente vendia em jogos de futebol ou em festas que se realizavam na região. Daí veio o gosto pelo comércio.

Em Cerro Largo, as facilidades e a maior rapidez nas comunicações com os clientes, fornecedores e o setor de transporte, servido pelas maiores transportadoras da região, propiciaram melhores condições de trabalho, advindo daí um rápido crescimento da empresa.

No ano 2001, alterou-se a razão social da empresa para Lojas Becker Ltda., com o ingresso, como sócios, dos filhos Eleonor e Mônica.

Nesse trabalho iremos apresentar toda a estrutura da empresa lojas Becker, qual a sua área funcional, aspecto mercadológico, como é feita e quem tem participação da contabilidade dentro da empresa.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

As Lojas Becker, hoje, uma das maiores redes varejistas do Sul do Brasil, teve uma brilhante trajetória comercial imposta por uma família em conjunto com seus colaboradores, para transformar uma pequena ferraria em uma das grandes forças do varejo do Sul do Brasil.

Tudo começa a ser escrito a partir de uma pequena ferraria comprada pelo fundador da empresa, Aloysio Eleutério Becker, em 1952, adquirida de seu pai. O estabelecimento possuía 102 metros quadrados, em um prédio de madeira, e apenas dois funcionários. Situava-se em Salvador das Missões, antes, Distrito da cidade de Cerro Largo, hoje também município.

A linha de produtos produzida inicialmente pela ferraria era pequena, incluindo facas, ferramentas para uso agrícola e plantadeiras manuais. Já em 1959 expande o ramo com a comercialização de peças para bicicletas e artefatos diversos de metal.

No ano de 2001 a empresa alterou então a Razão Social, de Aloysio Eleutério Becker para Lojas Becker Ltda, e seguiu seu processo de crescimento, quando nesta data já contava com 70 pontos de venda.

Loja Becker atualmente conta com um quadro de 834 funcionários e uma rede de 60 lojas comerciais, nos Municípios de Cerro Largo, onde está localizada a matriz e o Centro Administrativo da empresa, Salvador das Missões, Roque Gonzales, São Paulo das Missões, Caibaté, Campinas das Missões, Porto Xavier, São Luiz Gonzaga, Cândido Godoy, Guarani das Missões, Santo Cristo, Santa Rosa, Santo Ângelo, Humaitá, Crissiumal, Porto Lucena, Três de Maio, Boa Vista do Buricá, Tucunduva, Três Passos, Horizontina, Giruá, Santa Maria, Tenente Portela, Santiago, Agudo, Rosário do Sul, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Lajeado, Tuparendi, São Sepé, Restinga Seca, Candelária, Passo Fundo, Carazinho, Santa Cruz do Sul, Faxinal do Soturno, São Borja, Ijuí, Marau, Não-me-Toque, Augusto Pestana, Santana do Livramento, Santo Augusto, Dr. Maurício Cardoso, Alegrete, São Gabriel, Tapejara, São Francisco de Assis, Coronel Bicaco, Guaporé e Chapada, além de, em São Luiz Gonzaga, dedicar-se à agricultura.

Hoje, a empresa conta com mais de 190 lojas em todo o interior do Estado do Rio Grande do Sul e também oeste de Santa Catarina, consolidando-se como um dos maiores grupos de varejo do sul do país.

Pensando na agilidade no processo de entrega, a empresa conta com um moderno sistema de distribuição de mercadorias para as filiais. São dois Centros de Distribuição com mais de 32 mil metros quadrados e também uma frota particular com mais de 100 caminhões realizando a entrega de produtos diretamente das fábricas e indústrias aos pontos de venda.

AS EMPRESAS DO GRUPO

TransBecker

Em 1994 surge a Transbecker, empresa voltada para o transporte de mercadorias para o grupo. Conta hoje com mais de 100 veículos que transportam alimentos para RS, SC, PR, SP, MG e RJ e executam a logística inversa com mercadorias dos fornecedores do centro do país, para abastecimento das lojas.

Administradora de Consórcios Becker

Em 2001 cria-se a Administradora de Consórcio Becker Ltda, empresa criada para acompanhar tendências de mercado e atender os próprios clientes do grupo com a venda de planos de eletrodomésticos, material de construção, motos, carros e imóveis.

TransLeJú

Em 2005 fundou-se a Transleju, outra empresa de logística do grupo Becker igualmente voltada para o transporte de cargas para terceiros, contando com mais de 20 caminhões voltados também para o abastecimento das lojas que crescem em ritmo acelerado.

Becker Incorporadora de Imóveis

Em 2007 cria-se a Becker Incorporadora de Imóveis, empresa do grupo que gerencia os prédios das lojas que já somam mais de 30 prédios próprios e também é responsável pelas reformas, ampliações e construções que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com