TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar 5° Semestre De Pedagogia

Artigo: Trabalho Interdisciplinar 5° Semestre De Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  2.679 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CARMENETE PERREIRA DA SILVA BRITO

DALVA ALMERA ALMEIDA DE DEUS

JANNE CLÉIA BATISTA BEZERRA

JUSSIMARIA RODRIGUES DE OLIVEIRA

LUIS CARLOS DE SOUZA GUEDES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Barreiras - Ba

2012

CARMENETE PERREIRA DA SILVA BRITO

DALVA ALMERA ALMEIDA DE DEUS

JANNE CLÉIA BATISTA BEZERRA

JUSSIMÁRIA RODRIGUES DE OLIVEIRA

LUIS CARLOS DE SOUZA GUEDES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho Interdisciplinar em grupo apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requesito parcial de avaliação do 4º semestre.

Tutor (a) de sala: José Perreira Filho

Tutor (a) eletrônica: Irinea Anaria da Silva Lima

Barreiras

2012

INTRODUÇÃO

Com base nos relatos feitos pela professora através de uma pesquisa com questões presentes em um questionário semi-estruturado, foi possível levantar os conhecimentos prévios da professora a cerca da temática desenvolvida em questão, bem como relatar a sua prática e concepções presentes na organização do trabalho pedagógico do educador infantil.

O presente trabalho é uma ligação entre os fatos relatados pela entrevistada com os conteúdos estudados no 4º semestre, do curso de pedagogia.

A escola é uma instituição que transforma a vida do individuo por meio de processos permanentes de aprendizagem. Ajudando os alunos na construção da sua identidade, levando o aluno a perceber que através de suas ações transforma a sociedade e a sociedade também o trasforma.

Todos os professores devem ter a conciência de seu papel frente a edicação da criança, pois deve se concientizar que para mudar a realidade de uma socieddade, deve-se plantar a idéia que para isso deve trabalhar a educação, pois a educação colaborou e ainda colabora para a formação cultural de uma nação.

Sabendo da importância da educação para transformar a sociedade, é necessário trabalhar a criança desde seus primeiros anos de vida. A Educação Infantil deve promover o desenvolvimento da criança promovendo o seu contato com atividades que respeitem cada etapa do desenvolvimento cognitivo.

Os jogos e brincadeiras são de grande importância para o desenvolvimento cognitivo das crianças. As brincadeiras tem a possibilidade de construir seus próprios mundos e fazer vínculo com o mundo real para que possa compreender o mundo adulto. Por esse motivo, acredita-se que as brincadeiras representam um sólido eixo de uma proposta educativa.

O professor deve planejar e se organizar para oferecer um espaço educativo atrativo e que seja capaz de estimular o interesse pela aprendizagem, pois a organização do espaço educativo permite fazer uma aproximação do conteúdo a ser trabalhado com o mundo mágico criado pela criança. O professor além de organizar o espaço educativo, deve ter no planejamento como uma ferramenta indispensável para o trabalho de professor.

Com o planejamento permite ao professor se organizar em seu espaço de atuação, tão como trabalhar um currículo pautado na realidade dos alunos, pois o seu planejamento lhe proporciona uma reflexão crítica sobre sua prática docente.

Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para compreender uma viagem de conhecimento, de interação, experiências multiplas e significativas para com o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso não é uma fôrma. Ao contrário, é flexível, como tal, permite ao educador pensar, revisando, buscando novos significados para a prática docente ( OSTETTO, 2000, p. 177)

O professor deve trabalhar a organização do tempo pedagógico em função das atividade que são propostas para o desenvolvimento da criança, como o desenvolvimento da linguagem oral, que se reforça a partir da interação entre o educador e educando, que é de suma importância para a ampliação da diferentes habilidades de compreensão, formando assim conceitos indispensáveis para a alfabetização.

CONCLUSÃO

“ Tudo acaba, mas o que está escrito contínua. O que é bom, muito bom. O melhor ainda não foi escrito. O melhor está nas entrelinhas”

Clarice Lispector

Como vimos, este trabalho é resultado de um estudo minucioso que exigiu, muita análise, síntese e reflexão.

O trabalho foi elaborado através de uma síntese geral do que foi estudado em cada das disciplinas do 4º semestre do curso de pedagogia. Por meio de um estudo sistemático dos módulos oferecidos pela instituição de ensino proporcionando-me um melhor conhecimento da temática.

Uma das vantagens tidas com a realização deste trabalho foi o conhecimento a cerda da importância da organização do trabalho e dos espaçoes pedagógicos na Educação Infantil, como também a importância do lúdico- jogos e brincadeiras- para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com