TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar 6º Semestre

Casos: Trabalho Interdisciplinar 6º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

1. DESENVOLVIMENTO

A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que é interdisciplinar, aquilo se que se realiza com a cooperação de várias disciplinas. Por outras palavras, a interdisciplinaridade é uma abordagem metodológica que consiste na busca sistemática de integração das teorias, dos instrumentos e das fórmulas de ação científica de diferentes disciplinas, com base numa concepção multidimensional dos fenómenos.

Os professores, que dotados de requisitos básicos (pedagógicos, científicos, éticos), desejam preparar os seus alunos para um mundo em constante evolução, podem, com algum esforço e pesquisa, realizar uma atuação de qualidade, incluindo em seu planejamento escolar, conteúdos de grande valor para a construção de indivíduos autônomos e preparados para o novo mundo.

Segundo Soler (2003), em seu trabalho “A Educação Física Escolar” nos dá uma idéia muito interessante de um trabalho interdisciplinar. O autor propõe que através de um intercalasses o professor pode envolver além dos alunos que farão parte dos times, os alunos que não estiverem jogando o campeonato, envolvendo-os no evento realizando tarefas ligadas a outras matérias, o autor usou o futsal como exemplo, mais qualquer modalidade em disputa serve para a realização das atividades.

Exemplo, SOLER (2003):

• Língua Portuguesa: Através de redações sobre o tema, textos das faixas e cartazes.

• Educação Artística: Trabalhar com, os símbolos dos times, um logotipo para o campeonato.

• Matemática: Realizando um trabalho com as figuras geométricas que compõem o campo de jogo, com os números de jogadores, com as medidas da quadra ou do campo etc.

Atividades interdisciplinares que podem ser inseridas nas aulas de Educação Física:

• A inclusão do xadrez na escola: O xadrez tem o efeito de apurar o raciocínio e também se aprende com ele a ganhar e a perder, aprendizados indispensáveis na vida de todas as pessoas, CARVALHO (2004).

Segundo GRILLO (2008), é um jogo de raciocínio, definido como esporte intelectual baseado em três elementos: jogo-arte-ciência, jogo porque requer habilidade, arte por causa da imaginação, e ciência devido ao calculo, defende que o xadrez contribui para a formação sócia afetiva do aluno.

O xadrez pode ser implantado nas aulas e despertando o interesse dos alunos, recursos audiovisuais são interessantes para discutir temas de relevância cultural e social, nas aulas uma educação democrática pressupõe que o docente organize suas aulas a partir de situações que desafiem os estudantes, utilizando como objetos de ensino os problemas que os alunos trazem para a sala de aula.

• Contagem acumulada: duas crianças batem corda, uma terceira, entra e grita 'um' enquanto salta, depois entra outra e grita 'dois', a próxima grita 'três' e assim por diante até que alguém erre. (PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 1º GRAU, 1991).

Este exercício além de estimular coordenação motora, agilidade resistência, trabalha também conceitos numéricos, previamente trabalhados na sala de aulas observamos aqui um exemplo de interdisciplinaridade.

O grande desafio é proporcionar um ensino de qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com