TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interiorizaçao Das Universidades

Artigos Científicos: Interiorizaçao Das Universidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES EM PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE PARA CARUARU

Stephany Saturno Clemente

RESUMO

A educação superior cumpre um papel relevante no processo de desenvolvimento econômico, cultural e social dos países, e principalmente das regiões. A expansão das universidades está abrindo novas oportunidades de formação acadêmica e profissional para jovens do interior, através do processo de interiorização das instituições públicas e gratuitas de ensino superior no Norte e Nordeste. Tendo em vista esta expansão que está ocorrendo, este artigo propõe uma reflexão sobre a questão, mostrando possíveis resultados desse processo interiorização que vem acontecendo, tendo a cidade de Caruaru como foco de análise.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Superior; Desenvolvimento; Interiorização.

ABSTRACT

Higher education plays an important role in the economic, cultural and social development of countries and regions mainly process. The expansion of universities are opening new opportunities for academic and vocational training for young people from the inside, through the process of internalization of free public higher education institutions in the North and Northeast. Given this expansion that is taking place, this article proposes a reflection on the issue, showing possible outcomes of this process internalization has been happening, having Caruaru analytical focus.

KEYWORDS: Higher Education, Development, Internalization.

1 INTRODUÇÃO

Diante das diversas dificuldades que enfrentadas no Brasil, a busca por melhorias tem se ampliado no sentido de criar novas oportunidades para formação dos cidadãos e aumentar as reservas de capital intelectual e de profissionais altamente qualificados, dando-lhes condi-ções de acesso ao mercado de trabalho com vistas à geração de renda e melhoria de condições de vida.

Como fonte de oportunidades, a expansão do Ensino Superior vem sendo uma das ma-neiras na qual possibilitam ingresso em diferentes áreas, fazendo com que o desenvolvimento no país aconteça. Este processo de avaliação da educação superior do Brasil iniciou-se a partir dos anos 1980, onde começaram a ocorrer modificações por parte dos ajustes do Estado para os serviços ditos sociais.

Segundo STALLIVIERI (2007) a universidade vem assumindo um papel muito maior que a sua responsabilidade formativa, pois traz em si a decisão de formar cidadãos empenha-dos com o compromisso social, com a luta pela diminuição das desigualdades, criando assim oportunidades para todos, com o compromisso de desenvolvimento econômico e social.

Em Pernambuco o papel das Universidades vem tendo um papel importante, o

processo de interiorização do ensino superior no Estado, iniciou-se em 2002, quando o Go-verno Federal anunciou a criação de Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), onde foi a única instituição do país a ter três campi divididos por Estado. Este fe-nômeno de interiorização das Universidades trouxe instalações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com