TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação De Texto

Dissertações: Interpretação De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  2.309 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIOS1. Leia o texto abaixo:Língua e fala

“Na linguagem, pois, distinguem-se dois fatores – a língua e a fala.”Foi Saussure o primeiro a separar e conceituar estes dois aspectos. Compara ele a língua a um dicionário cujos exemplaresidênticos são distribuídos entre os indivíduos.Cada falante escolhe na língua os meios de expressão de que necessita para comunicar-se, confere-lhe natureza material, produzindo assim a fala.A fala, de aplicação momentânea, é fruto da necessidade psicológica de comunicação e expressão. Porque é a realizaçãoindividual da língua, torna-se flutuante e varia, pois muda de indivíduo para indivíduo, de situação para situação. Altera-sefacilmente pela influência de fatores diversos – estados psíquicos, ascensão social, migração, mudança de atividade, etc. Não é, porém, um fator de criação e sim de modificação. O indivíduo, pelo ato de fala, não cria a língua, pois recebe e usa aquilo que asociedade lhe ministrou e, de certa forma, lhe impôs.A língua tem sempre a possibilidade de fixação e sistematização em dicionários e gramáticas. É um patrimônio extenso eninguém a possui em sua totalidade. Cada falante retém uma parte (embora grande) do sistema, que não existe perfeito emnenhum indivíduo.(Francisco da Silva Borba. In. Nicola, 1997)

1. Indique a afirmação correta, tendo por base o texto apresentado.

a.( ) Língua e fala são fenômenos exatamente idênticos; b.( ) Há indivíduos que conhecem e usam uma língua em sua totalidade;c.( ) A fala é invariável, mantendo-se independente da situação;d.( ) Uma mudança de atividade implica uma alteração na língua.e.( ) A gramática sistematiza a língua; o dicionário a fixa.

2. Leia o texto:

No estádio de futebol, a comunicação aparece nos gritos da torcida, nas cores das bandeiras, nos números das camisetas dos jogadores, nos gestos, apitadas e cartões do juiz e dos bandeirinhas, no placar eletrônico, nos alto-falantes e radinhos de pilha,nasconversas e insultos dos torcedores, em seus gritos de estímulo, no trabalho dos repórteres, radialistas, fotógrafos e operadoresdeTV. O próprio jogo é um ato de comunicação.Dias antes já tinha provocado dúzias de mensagens e durante dias a fio ele continuará sendo objeto de comunicação nos botequins, nos escritórios, nas fábricas, nos rádios e nos jornais.(BORDENAVE, Juan. E. Dias.

O que é comunicação

. 2 ed. São Paulo:Brasiliense, 1982. p.15)

Dentre as manifestações comunicativas citadas abaixo, reconheça o que se constitui em linguagem verbal e emlinguagemnão-verbal.1. gritos da torcida2. cores das bandeiras3. números das camisetas4. gestos, apitadas, e cartões do juiz e dos bandeirinhas5. conversas de torcedoresAssinale a alternativa correta.

a.( ) 1.V, 2.V, 3.NV, 4.NV, 5.V b.( ) 1.NV, 2.V, 3.V, 4.NV, 5.NVc.( ) 1.V, 2.NV, 3.NV, 4.NV, 5.Vd.( ) 1.V, 2.V, 3.NV, 4.NV, 5.Ve.( ) 1.V, 2.NV, 3.V, 4.NV, 5.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »