TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intersetorialidade e seus aspectos políticos

Tese: Intersetorialidade e seus aspectos políticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Intersetorialidade e suas dimensões políticas

Esse resumo tem como finalidade apontar os principais pontos abordados por Sueli, que se trata da intersetorialidade ente as políticas publicas.

Segundo Nascimento Sueli a intersetorialidade das políticas publicas passou a ser uma dimensão valorizada, onde não se observa a eficiência e a eficácia nas implantações das políticas setoriais. Pois os recursos designados para a população na ficaria bem localizado. Tendo em vista que a intersetorialidade passou a ser um dos requisitos para a implantação de políticas setoriais.

É importante destacar a discussão entre corrente teórica que tratam as políticas publicas não deixando de pontuar também as políticas setoriais.

Assim Koga(2003), afirma esse domínio da política econômica sobre a política social, com referencia ao tratamento subalterno que a população sofre no Brasil vem de encontro a mercantilizarão, se tratando de todos os campos, tanto na saúde, educação e habitação.

Alguns autores chamam atenção para a dimensão territorial das políticas abordando a questão da intersetorialidade onde é dado um destaque há necessidade de intervenções governamentais nas metrópoles buscam a articulação entre os objetivos da assistência social e a transferência de renda aos grupos mais vulneráveis e os de reconstrução social, habitacional e urbanístico dos territórios. Ribeiro(2007).

A intersetorialidade na questão política significa adotar uma decisão racional no processo de gestão, cuja aplicação pode ser positiva ou negativa.

Inojosa define a intersetorialidade como a articulação de saberes e experiências nisso leva em conta o bom planejamento das ações. A mesma pode está presente na cúpula administrativa como nas técnicas, ou seja aquelas que fazem as coisas funcionar, tendo como finalidade alcançar resultados cooperativos em situações complexas, onde lutam juntos para construir um todo. Tendo em vista que a perspectiva de trabalho intersetorial compõem-se projetos que são formulados a nível setoriais, de fato a intersetorialidade traz um conjunto de implicações para a ação do estado em dois aspecto:

- os desafios relacionados as política focalizada territorialmente

- os desafios relacionados aos resultados e impactos da intervenção.

Intersetorialidade nas políticas de desenvolvimento urbano e social

As diretrizes das políticas de desenvolvimento urbano e sociais nacionais foram publicadas de forma de cadernos do ministério das cidades e Assistência Social embasada na Lei 8.080/90 de implantação da política da saúde, nisso intensificou as concepções em torno da intersetorialidade.

Em 2003, a política de desenvolvimento urbano passa a ser assumida como uma questão estratégica pelo governo federal, buscando articulação de todas as políticas urbanas.

Nesse contexto foram regidos cadernos para as políticas de: saneamento ambiental, planejamento territorial, urbano e política fundiária, mobilidade urbana sustentável, sistematizando a concepção de Ada uma dessas políticas, seus principais instrumentos e programas.

Se tratando da política de planejamento territorial urbano e políticas fundiárias podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com