TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Intra empreendedorismo

Por:   •  7/5/2017  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  268 Visualizações

“O papel do empreendedorismo no desenvol¬vimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda per capita; envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do ne¬gócio e da sociedade” (Hisrich & Peter, 2004).

A palavra intraempreendedorismo tem origem francesa entrepreneur e surgiu por volta dos séculos XVII-XVIII para definir os profissionais ousados que buscavam meios inovadores de agir,aquecendo a economia. Entre os autores pioneiros a tratar do tema em questão estão, Cantillon (1755), Say (1803; 1815; 1816; 1839), entretanto o autor que mais aprofundou o estudo no tema foi o austríaco Joseph A.Schumpeter, considerado um dos mais importantes economistas de sua época

Intraempreendedorismo influencia diretamente a satisfação pessoal e profissional do colaborador, estimula o desenvolvimento intelectual e cultural, abrindo espaço para ideias inovadoras e promove o desenvolvimento do papel de líder dentro da organização.

O perfil de um intraempreendedor é exatamente aquele colaborador que assume a responsabilidade pelo resultado da empresa e não apenas cumpre sua jornada de trabalho, ele se sente como parte da liderança e põe sua energia no que faz.

Entretanto os gestores devem fomentar e promover o intraempreendedorismo, observando quais colaboradores se destacam por suas ideias inovadoras e pelo sentimento de propriedade no negócio.

O investimento em um ambiente favorável ao intraempreendedorismo, é de suma importância para a empresa se manter competitiva no mercado, trabalhando diariamente com colaboradores motivados a conquistar um excelente resultado.

Referencias

Cantillon (1755), Say (1803; 1815; 1816; 1839) ,Joseph A.Schumpeter 1982 e Hisrich & Peter, 2004.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com