TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introducao Gestao

Casos: Introducao Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

Como sabemos, a empresa é um dos intervenientes no processo de troca que se desenvolve no âmbito dos diversos mercados onde se apresenta como fornecedora ou cliente, ou seja, como parte integrante da oferta ou da procura agregadas que se encontram nesse mercado específico.

Como agente económico que é vai necessariamente ter como objectivo último a optimização do lucro a longo prazo, entendido este como a criação, tanto quanto possível estável, de um excedente que lhe permita assegurar a sua sobrevivência e desenvolvimento, ou por outras palavras, manter a estabilidade de longo prazo do seu ciclo de actividade.

O objectivo estrutural da empresa é a combinação óptima de recursos (inputs) de forma a potenciar a sua capacidade de produção (outputs) criando valor durante este processo. Distribuindo no final pelos seus trabalhadores, sócios/accionistas ou reinvestindo para gerar mais valor no futuro.

A cadeia de valor, conceito introduzido por Michael Porter em 1985, é o sistema de actividades geradoras de valor que têm como função acrescentar valor aos recursos, objecto de transformação, permitindo a obtenção de uma margem de lucro (desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue nas mãos do consumidor.).

Exemplo Cadeia de Valor por Michael Porter:

O objectivo deste modelo é identificar os principais fluxos de processos dentro de uma organização. O modelo é essencialmente um fluxograma de processos específicos de alto nível, interligados para mostrar fluxos de processo, os quais podem ainda ser divididos em sub-processos e suas actividades de apoio.

Como identificar as actividades que geram valor?

Uma forma eficiente de identificar essas actividades é analisar, que quanto mais pessoas e áreas funcionais participarem num processo, ou quanto mais níveis de aprovação existirem, maior é a probabilidade destes conterem alta proporção de trabalhos que não criam valor. Em muitos casos, os processos administrativos e de apoio têm mais actividades que não agregam valor do que os processos directamente ligados à fabricação de um produto ou de prestação de um serviço a um cliente. Quanto mais demorados os processos, maior a probabilidade de conterem etapas que não agregam nenhum valor.

Quais as actividades que formam a cadeia de valor?

Actividades Primárias: dizem respeito à criação do produto e à sua venda e transferências para o comprador bem como à assistência pós-venda É possível identificar cinco actividades genéricas primárias em qualquer indústria, são elas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com