TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao E Economia

Projeto de pesquisa: Introduçao E Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem por objetivo realizar um amplo diagnóstico da atual situação das empresas exportadoras baianas, avaliando os principais obstáculos ao crescimento das vendas externas. É certo que há um farto material de acompanhamento do comércio exterior da Bahia, mas que se baseia apenas em valores de exportações concretizadas. A presente pesquisa busca qualificar os obstáculos das etapas anteriores à exportação, revelando as dificuldades do processo de exportação, no Brasil e na Bahia. A pesquisa é um valioso instrumento de análise para aqueles que promovem o comércio exterior no estado ou pretendem dar suporte institucional ao negócio ou à defesa de interesses das empresas exportadoras baianas.

Metodologia

A população-alvo da pesquisa é constituída de 358 empresas industriais exportadoras da Bahia. Para definir uma empresa como exportadora utilizou-se o cadastro do Guia Industrial do Estado da Bahia/FIEB1 e a relação do MDIC/Secex de empresas que exportaram em 2011. Com base nos critérios estatísticos de amostragem probabilística de proporções, chegou-se ao tamanho da amostra de 186 empresas exportadoras. Esse tamanho da amostra permite um erro estatístico de apenas de 5% e um nível de confiança de 95%. As 186 empresas foram selecionadas aleatoriamente, seguindo às faixas de porte por número de empregados2: 46 microempresas, 57 pequenas empresas, 61 empresas de médio porte e 22 grandes empresas.

DESENVOLVIMENTO

No ano passado, a Continental alcançou o market share recorde de 11,5% no segmento de reposição de pneus de passeio e caminhões leves e registrou um de seus melhores resultados operacionais no Brasil, com um aumento de 25%no volume de pneus comercializados em relação a 2009 e 38% no segmento de carga. Em todo o mundo, a Continental produziu e comercializou mais de100 milhões de pneus de passageiro e de caminhões leves.

A companhia atualmente vende seus pneus através de uma rede de distribuição composta por 586 pontos de venda distribuídos pelo País. A Continental pretende dar continuidade à sua expansão geográfica, principalmente nas regiões nas quais ainda não possui um revendedor autorizado.

Outro projeto importante complementa o executivo, é ampliar a participação da marca como fornecedora de equipamento original para seus atuais clientes no Brasil. Hoje, os pneus Continental equipam de fábrica os caminhões daIveco, Volkswagen, Mercedes-Benz e Scania, e carros produzidos pela Fiat, Ford, Renault e Volkswagen.

Com vendas de € 26 bilhões em 2010, a Continental está entre os líderes mundiais no fornecimento de componentes para a indústria automotiva. Como fornecedora de sistemas de freios, sistemas e itens de transmissão e chassis; instrumentos, produtos eletrônicos para veículos, pneus e elastômeros técnicos, a Continental contribui para reforçar o conceito de direção segura e proteger o clima mundial. A Continental é também um parceiro competente na rede de comunicação automotiva. Atualmente a empresa emprega aproximadamente 150.000 pessoas em 46 países.

No Brasil, o Grupo Continental atingiu um faturamento recorde de € 915 milhões em 2010, emprega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com