TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao Pedagogia

Artigos Científicos: Introduçao Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 6

1. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005, qual o objetivo do curso de Pedagogia?

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e, a atividade docente compreende também participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

2. Quais os princípios do curso de Pedagogia? Aponte, no mínimo, cinco.

O graduando em Pedagogia trabalha com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada pelo exercício da profissão, fundamentando-se em interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, este deve ter conhecimento de que a escola é uma organização complexa que tem a função social e formativa de promover, com equidade, educação para e na cidadania.

3. Qual será a carga horária mínima para o curso de licenciatura em Pedagogia? Como será distribuída essa carga horária?

Sua carga horaria será de no mínimo 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, com a seguinte distribuição: 2.800 horas dedicadas às atividades formativas como assistência a aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudos; 300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado prioritariamente em Educação Infantil e específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico da instituição; 100 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria.

4. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia, como será a organização curricular do curso?

Oferecerá um núcleo de estudos básicos, um de aprofundamentos e diversificação de estudos e outro de estudos integradores que propiciem, ao mesmo tempo, amplitude e identidade institucional, relativas à formação do licenciado. Compreenderá, além das aulas e dos estudos individuais e coletivos, práticas de trabalho pedagógico, as de monitoria, as de estágio curricular, as de pesquisa, as de extensão, as de participação em eventos e em outras atividades acadêmico-científicas, que alarguem as experiências dos estudantes e consolidem a sua formação.

5. O estágio curricular a ser realizado durante o curso, que tem como propósito proporcionar experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não escolares deverá ser realizado em quais espaços e áreas e qual será a sua duração?

O estagio curricular terá a duração de 300 horas os espações e áreas há serem realizados serão na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade Normal ou de Educação Profissional na área de serviços e de apoio escolar, ou ainda em modalidades e atividades como educação de jovens e adultos, grupos de reforço ou de fortalecimento escolar, gestão dos processos educativos, como: planejamento, implementação e avaliação de atividades escolares e de projetos, reuniões de formação pedagógica com profissionais mais experientes, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional , também em espaços não escolares que proporcionem e fortaleça atitudes éticas, conhecimentos e competências, conforme o previsto no projeto pedagógico do curso como em asilos e hospitais

UNIDADE 2

O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

Qual foi o primeiro decreto que regulamentou o curso de Pedagogia no Brasil e quais as possíveis funções do Pedagogo naquele momento?

Decreto-Lei nº1190/1939 e as funções de administração, planejamento de currículos, orientação a professores, inspeção de escolas, avaliação do desempenho dos alunos e dos docentes, de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da educação, no Ministério da Educação, nas secretarias dos estados e dos municípios também era concedido o registro para lecionar Matemática, História, Geografia e Estudos Sociais, no primeiro ciclo do ensino secundário.

1. Qual a origem e o significado da palavra pedagogia?

Na Grécia a palavra pedagogia vem dos radicais paidós (criança) e agodé (condução).

Pois Na Grécia era um simples escravo ou servo que conduzia a criança para o seu aprendizado. Como um instrutor, fazia o acompanhamento e a vigilância do jovem e por isto era chamado de pedagogo, pois ele usava manejos de joguinhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com