TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçaõ Ao Direito

Pesquisas Acadêmicas: Introduçaõ Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

de raciocínio;

2) Os tipos mais comuns de argumento;

3) Exemplos e aplicações de uso dos argumentos;

4) O contra-argumento.

Na próxima aula, iremos identificar os sentidos literais, metafóricos e metonímicos na organização textual. Não deixe de realizar o registro de frequência e de participar do fórum de discussão. Até lá!

Quando estamos diante de um texto para fazer uma leitura, geralmente imaginamos que todas as informações estarão disponíveis no próprio texto, não é mesmo ? Bem, nem sempre acontece dessa maneira. Claro que algumas vezes encontramos textos que possuem quase todas as informações presentes, e quando o leitor segue essas informações, ele consegue entender a mensagem. Porém, algumas vezes, encontramos textos em que as mensagens não estão tão evidentes, e que se tornam mais difíceis de ler, não é verdade? Esta aula irá tratar exatamente disso: os sentidos que circulam nas entrelinhas de um texto.

No vídeo, você assiste a uma cena do filme Ponto de Mutação (Mindwalk, 1992), drama dirigido por Bernt Capra. A fala da personagem apresenta um processo metafórico de compreensão da realidade, a partir da comparação entre o pensamento cartesiano e o pensamento holístico.

Ao final desta aula, você será capaz de:

1) Demonstrar a compreensão leitora de raciocínio indutivo e de raciocínio dedutivo;;

2) Identificar diferentes tipos de argumento.

Um pingo de teoria...

Alguns textos necessitam mais de nossos conhecimentos, porque as palavras não se bastam sozinhas. Então, para entendermos a mensagem, necessitamos combinar às palavras mais informações, e essas informações vêm de nosso conhecimento de mundo.

Vamos a um exemplo? Veja a imagem a seguir e depois responda o que você entendeu.

Aula 9: Sentidos metafórico e metonímico

Recursos para atribuir efeitos de sentido: metáfora e metonímia

As interpretações que acabamos de fazer no exemplo passado foram possíveis porque acionamos vários mecanismos mentais para dar conta do entendimento. Tudo isso serve para mostrar que nem sempre as mensagens estão evidentes e compreendidas somente nos elementos lexicais (nas palavras presentes no texto).

Vamos começar a explorar outras possibilidades de produção de sentido falando de dois processos essenciais na linguagem: Metáfora e Metonímia, responsáveis por uma grande quantidade de efeitos de sentido na língua.

Conceituando metáfora...

José Carlos de Azeredo, em sua Gramática (2008, p. 484) assim conceitua“Metáfora é um princípio onipresente da linguagem, pois é um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio. Essa versatilidade faz da metáfora um recurso de economia lexical, mas com um potencial expressivo muitas vezes surpreendente”.

RIO - Quem apoiou a candidatura de Patrícia Amorim, na esperança de que ela revitalizasse os esportes olímpicos do Flamengo não se decepcionou. A presidenta do clube rubro-negro acertou, definitivamente, nesta quarta-feira, a contratação do medalhista de ouro, em Pequim, e recordista mundial de natação César Cielo, cuja transferência do Pinheiros para a Gávea será oficializada ainda esta tarde, na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Ex-nadadora olímpica, Patrícia foi uma das motivações para que Cielo fosse para o clube. Em seu site oficial, o nadador disse que resolveu ir para o Rubro-negro também pelo projeto que o clube está desenvolvendo.

"Pesou o fato de a Patrícia Amorim ter sido uma nadadora olímpica no passado

alguém que conhece o esporte. Foi pela experiência que ela tem e a tradição do clube na natação. E pelos projetos legais que eles têm para a modalidade, que talvez eu possa ajudar com minha presença", afirmou o nadador.

Cielo disse que o australiano Brett Hawke vai continuar cuidando de sua preparação nos Estados Unidos. No Brasil, ele fará parte do treinamento em São Paulo, onde vive, no Rio. No Brasil, o nadador disse que Alberto Silva, continuará prescrevendo os treinos, mas poderia usar um personal trainer já que Albertinho está no Pinheiros. Esse personal trainer poderia ser Marcos Aragão Veiga, o Marcão, que está no Flamengo.

Além de Cielo, se transferem para o Flamengo dois outros nadadores olímpicos: Nicolas Santos (o segundo do Brasil, depois de Cielo, nas provas de velocidade) e Henrique Barbosa, cuja especialidade é o nado de peito.

Patrícia Amorim renovou também os contratos dos ginastas Diego e Danielle Hypólito e do judoca peso-pesado João Gabriel Schlittler. Nos próximos dias ela anunciará, em entrevista coletiva, os novos patrocinadores do clube, todos direcionados aos esportes olímpicos.

Há duas semanas Cielo recebeu o prêmio Faz Diferença, do GLOBO, entregue todo ano a 16 pessoas ou instituições que mais se destacam nas páginas do jornal em suas respectivas áreas. Elas são escolhidas por um júri formado por jornalistas, vencedores do ano anterior e pela soma do voto popular através do site do GLOBO. Impossibilitado de estar na solenidade de entrega do prêmio, o campeão olímpico foi representado pelos pais, Flávia Cielo e Cesar Augusto Cielo.

Gustavo Borges pede projeto consistente para atletas

Torcedor do Pinheiros, o ex-nadador Gustavo Borges disse ter ficado triste com a saída de Cielo do clube paulistano. Para Gustavo, a volta dos clubes de massa para a natação pode ser benéfica, desde que seja disponibilizada uma boainfraestrutura para os atletas.

- Acho que é importante desde que se tenha um projeto consistente. O grande problema que vemos nos clubes de futebol é a infraestrutura física e a falta de investimento no esporte como um todo. Não adianta ser um projeto a curto prazo. Se for feito de maneira adequada, o Flamengo vem para agregar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com