TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Economia

Trabalho Universitário: Introdução A Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Economia

FUNDAMENTOS ECONÔMICOS:

Introdução:

O desenvolvimento econômico de um país está intimamente relacionado à

prevalência de um clima propício à realização de negócios e ao nível de

desenvolvimento do mercado de crédito. Quando os custos das transações e dos empréstimos são baixos, não apenas o nível de bem estar da sociedade é mais elevado,como fricções relevantes que reduzem o potencial de crescimento da economia são eliminadas.

Pretende-se neste capítulo abordar a economia em seu sentido mais abrangente.

utilizado ao longo deste capítulo, irá ser

abordada a economia como um todo, buscando verificar as inter-relações

existentes entre os agentes e as variáveis do sistema econômico. Dessa forma

pretende-se apresentar algumas situações onde o universo composto por juros,

moeda, câmbio, renda e demais variáveis macroeconômicas afetam o cotidiano das pessoas.

Custo de oportunidade

É um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo,até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Em outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida

Exemplos:

Um exemplo clássico da literatura econômica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

Se uma cidade decide construir um hospital em um terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se por exemplo a possibilidade de construir um centro esportivo, ou um

estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante.

CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO.

imaginar que uma economia produza apenas dois tipos de bens: alimentos e roupas. Se todos os fatores disponíveis fossem destinados a produção de alimentos, poderia ser obtida a quantidade de 10 milhões de toneladas de alimentos. Naturalmente, nessas circunstâncias, não seria obtida uma única peça de vestuário. Por outro lado, se todos os fatores disponíveis fossem alocados na produção de roupas, poderiam ser obtidas 20 milhões de peças de vestuário. Neste caso, igualmente, não seria produzida uma única tonelada de alimento.

Vamos

3 Produto elástico

Conceito de produtos elástico:

Através das Leis da Oferta e da Procura é possível apontar a direção de uma resposta em relação à mudança de preços – demanda cai quando o preço sobe, oferta aumenta quando o preço sobe, etc.. – mais não informa o quanto mais os consumidores demandarão ou os produtores oferecerão.

O conceito de elasticidade é usado para medir a reação das pessoas frente a mudanças em variáveis econômicas. Por exemplo, para alguns bens os consumidores reagem bastante quando o preço sobe ou desce e para outros a demanda fica quase inalterada quando o preço sobe ou desce. No primeiro caso se diz que a demanda é elástica e no segundo que ela é inelástica. Do mesmo modo os produtores também têm suas reações e a eferta pode ser elástica ou inelástica.

Elástico: carro, celular, carnes especificas(quando o preço do peixe está alto, por exemplo, o consumidor consome mais frango ou outras carnes).

4 - INELÁSTICOS

Se a elasticidade-preço do bem for menor que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é inelástica. A variação percentual na quantidade é menor que a variação percentual no preço. Ou seja, os consumidores são relativamente insensíveis a variações no preço.

Produto inelástico:

Inelástico; sal, sabonete, arroz (o consumo é constante, e nao varia de acordo com o preço)

5 - Microeconomia: formação de preços

Maximização de lucros:

Conceito:É importante reconhecer que a maximização do valor da empresa é um conceito mais amplo do que a maximização do lucro. Isto é assim por várias razões. Primeiro, as empresas muitas vezes tentam maximizar os lucros correntes porque os lucros obtidos neste ano são mais valioso do que o salário que pode ser recebida após alguns anos, mas que a maximização do lucro a longo prazo pode ter efeitos prejudiciais sobre o valor da companhia.

Á teoria microeconômica tradicional ( também chamada teoria neoclássica ou teoria marginalista) parte da premissa de que as empresas têm como objetivo maior a maximização de lucros, seja a curto ou a longo prazos. Define-se lucros total como a diferença entre as receitas de vendas da empresa e seus custos totais de produção.

A empresa , desejando maximizar seus lucros, escolherá o nível de produção para o qual a diferença positiva entre RT e CT seja a maior possível ( máxima).

Define-se como receita marginal ( RMg) o acréscimo da receita total da empresa quando essa vende uma unidade adicional de seu produto. Custo marginal ( CMg ), como vimos, é o acréscimo do custo total de produção da empresa quando essa produz uma unidade adicional de seu produto.

Exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com