TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Farmacologia

Dissertações: Introdução A Farmacologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  4.806 Palavras (20 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO À FARMACOLOGIA

Começando a parte teórica, essa aula é a primeira da parte da farmacocinética- Introdução, vou passar rapidinho pela parte conceitual e depois a gente entra na parte de absorção. Farmacologia é uma disciplina extremamente importante pra vocês de farmácia, até mesmo para o pessoal que quer seguir a área de alimentos. Ou seja, não é uma disciplina que vocês devem levar só pra passar. Então a gente vai dar mais a parte básica, porque em outras disciplinas vocês vão ver os protocolos terapêuticos. Então, vamos estudar realmente o que os medicamentos fazem no organismo, então o que os fármacos vão alterar no organismo para restabelecer a fisiologia normal. Existem fármacos tanto para tratamento quanto para prevenção de doenças (não é só para tratamento de patologia mas de prevenção também), e esses fármacos nem sempre trazem efeitos terapêuticos, a maioria das vezes a gente tem mais efeitos colaterais do que até mesmo efeitos terapêuticos , então a gente pega uma bula as vezes tem uma página de efeitos colaterais e indicação de poucas linhas, então tem que tomar muito cuidado porque de fármaco para fármaco dentro da mesma classe existe uma enorme diferença entre eles que vocês vão ver em química farmacêutica , que as vezes é uma pequena alteração na estrutura química do fármaco.

Então, os fármacos não vão criar nada de novo no organismo, eles só vão alterar funções tentando reabilitar o organismo à homeostase e diminuir a interferência da patologia no organismo. O que a gente vai abordar dentro das classes de medicamentos: O que é o medicamento, a indicação terapêutica , os efeitos colaterais, as indicações, dose recomendada, vias de administração …A parte de interação dos fármacos com alimentos ou outros medicamentos a gente vai começar a ver nessa matéria, tanto é que o último seminário se trata disso.

A gente tem aqui alguns parâmetros:

-O que são fármacos , medicamentos e drogas – Muitas vezes a gente acaba utilizando esses três nomes de forma indiscriminada. Na verdade fármaco é aquela substância ativa , então ela é a responsável por promover a alteração no organismo e trazer o efeito terapêutico. Quando a gente tem um medicamento a gente já tem esse fármaco junto com outras substâncias, então pra você elaborar o comprimido você precisa do incipiente que é um pó + a substância ativa que é o fármaco; pra fazer uma solução por exemplo você tem a água , você tem glicose ou outras substâncias adicionadas para formar o medicamento junto com fármaco, então medicamento é o que você vai lá na farmácia e compra o pacote todo. E drogas são utilizadas como formas também pra medicamento mas devido ao uso da mídia , drogas são vistas como algo que traz algum malefício ao organismo, principalmente drogas de abuso como cocaína, maconha...então drogas são substâncias que promovem alterações no organismo que podem ser benéficas ou maléficas.

A farmacologia é uma área mais novinha comparado a fisiologia por exemplo, com estudos recentes de 1800 pra cá, apesar de existirem relatos antigos, porém a parte de descobrimento de receptores e atividade dessas substâncias é mais recente, vocês vão ver que muitos medicamentos que apesar de serem normalmente usados como dipirona , paracetamol, tylenol, a gente não sabe qual é o mecanismo de ação , existem apenas hipóteses e eles estão no mercado há muitos anos. Então tem muita coisa ainda pra estudar principalmente nessa parte de mecanismo de ação e ela caminha junto com a fisiologia e a patologia. E outra coisa, a gente já teve desmembramento principalmente no curso de farmácia, vocês tem áreas como química farmacêutica e toxicologia que saíram da farmacologia, porque vai aumentando o conhecimento dentro das áreas, elas vão se desmembrando. Dentro da farmacologia a gente tem ainda a farmacocinética que é o estudo da trajetória que esse fármaco faz dentro do organismo desde a sua entrada até a sua saída porque o organismo vai alterando o caminho que o fármaco faz dentro do organismo , todas essas alterações que o organismo promove sobre o fármaco é chamado de farmacocinética.

Então a gente tem os processos básicos que compõem a farmacocinética que são : Absorção, distribuição, biotransformação/metabolização e eliminação/excreção.

Absorção é a passagem do meio externo até ele chegar na corrente sanguínea , então toda vez que o fármaco for introduzido no organismo e chegar à corrente sanguínea, esse processo todo é chamado de absorção. Quando o fármaco já está no sangue ele vai ser distribuído para os demais tecidos, quando ele sai do sangue e vai para os tecidos -é distribuição, quando ele retorna novamente para o sangue a gente chama redistribuição, o fármaco fica andando no organismo, então ele pode sair do sangue e ir para os tecidos e dos tecidos voltar para o sangue novamente passar por outro tecido , então esse processo todo é distribuição e redistribuição. Biotransformação ou metabolização são alterações que ocorrem na estrutura do fármaco, isso quem promove são enzimas, então se o fármaco está passando pela corrente sanguínea e ele entra em órgãos como fígado que tem grande quantidade de enzimas, ou então pulmão, rins.. locais onde tem enzimas que tem especificidade por esse fármaco pode acontecer alteração na estrutura, então qualquer alteração na estrutura do fármaco eu tenho um processo de metabolização ou biotransformação. E, a eliminação/ excreção é a saída desse fármaco do organismo, então ele vai sair dos tecidos e da corrente sanguínea e ser eliminado pra fora do corpo.

Já a farmacodinâmica vai estudar o que esses fármacos fazem no organismo, qual o mecanismo de ação deles, então quais são as alterações que eles promovem, quais são os efeitos que a gente observa quando usa um medicamento, então toda essa parte de ação e efeito terapêutico, efeito maléfico, faz parte da farmacodinâmica, então praticamente a gente vai falar da farmacocinética 1º e depois para cada classe de medicamento a gente entra na farmacodinâmica daquele fármaco. Na química farmacêutica vocês vão estudar a relação da estrutura química e a atividade do fármaco, então se eu alterar um radical o que vai acontecer com a ação do fármaco, isso é importante porque vários fármacos surgem da síntese, você tem uma molécula ativa e você começa a trabalhar em cima dela sempre tentando ganhar um efeito terapêutico melhor. Outra coisa importante é a toxicologia que vocês vão ter uma disciplina também separada, a toxicologia vai estudar da mesma forma que a farmaco, as substâncias que promovem alterações no organismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com