TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Do Filme Mente Brilhante

Artigos Científicos: Introdução Do Filme Mente Brilhante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  1.789 Visualizações

UMA MENTE BRILHANTE

1. Introdução

O filme “Uma Mente Brilhante” (2002) conta a história de um matemático, que após alguns eventos com alucinações, é diagnosticado como esquizofrênico. Com o filme conseguimos identificar os impactos que a doença tem para sua vida acadêmica, profissional, familiar e afetiva. Também é apresentado o tratamento recomendado na época e a importância do apoio familiar para a melhora do personagem.

A esquizofrenia afeta as percepções e os comportamentos de um sujeito em todos os aspectos da vida cotidiana, ocorrendo principalmente no final da adolescência e na vida adulta. Os padrões de pensamentos conturbados ou sintomas psicóticos podem ser a causa dos impactos na sua vida social e ocupacional. (CREPEAU; COHN; SCHELL, 2011).

O objetivo do nosso trabalho é analisar o filme correlacionando com a bibliografia abordada na disciplina de Saúde Mental III, buscando compreender os delírios, alucinações e o sofrimento psíquico do personagem, focando nos impactos da doença para a vida do mesmo.

2. “Uma Mente Brilhante”

2.1 Universidade

O filme começa com a chegada de Jonh Nash na faculdade. Nesse período podemos perceber o começo da alucinação representada pelo seu amigo de quarto, a dificuldade que o personagem tem em manter as relações interpessoais e o estresse causado pela busca de um “trabalho original”. Nessa primeira parte vemos o trabalho (estudar na faculdade) como um fator que conduz para doença, em decorrência da pressão que ele exerce sobre a vida do personagem principal.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com