TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme: Uma Mente Brilhante

Artigo: Resenha Filme: Uma Mente Brilhante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 2

A cena escolhida para ser discorrida foi quando John Nash vai dar banho no filho, sua esposa descobre que as alucinações voltaram e, ao ligar para o psiquiatra, ele vê Will dizendo que Alicia estragaria todo o plano e pedindo para impedir que seja internado novamente. Will aponta a arma para Alicia, dizendo que não pode permitir a internação e desculpa-se com John. John, no intuito de salvar a esposa da morte, ataca Will, mas na verdade acaba agredindo a esposa e o filho. Mesmo John dizendo que não quis machuca-la, Alicia pede que ele se afaste.

John Nash coloca o filho na banheira, liga a torneira e aparece na janela dizendo que quase “o pegou” e pedindo que Charles tome conta do bebê na banheira, enquanto isso o bebê já estava imerso na banheira. Nesse momento, justifica que a esposa não consegue ver o Charles devido ao soro de invisibilidade.

Depois vê Will tentado matar a esposa. Na tentativa de atacar Will, acerta a esposa, que o abandona. Nesse momento, John percebe a diferença entre as alucinações e a realidade, pois as alucinações continuam com a mesma aparência de quando surgiram, não há envelhecimento com o passar do tempo.

Durante o filme “Uma mente brilhante” fica evidente que o personagem principal, John Nash, apresenta fortemente as características de uma esquizofrenia paranoide, apresentando alucinações, ideias delirantes, bem como afastamento do convívio social, sendo que não há prejuízo intelectual.

Há a desconfiança por parte do psiquiatra que a esquizofrenia de Nash teve inicio durante a graduação. Convivendo em um ambiente extremamente competitivo, pois ele deveria apresentar uma teoria inédita para ser aceito na Universidade de Princenton, os sintomas característicos da doença surgiram. Com o passar do tempo, para se manter no mercado de trabalho, a pressão e o ambiente competitivo, a doença se agravou, levando o personagem a internação em um hospital psiquiátrico e o tratamento medicamentoso e com eletrochoques.

Com o passar do tempo, Nash aprende lidar com as alucinações, ignorando-as.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com