TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Recursos Humanos

Projeto de pesquisa: Introdução Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente relatório visa compreender o conceito e como estão inseridas as organizações, como se comportam, como são treinadas e mantidas para que possam alcançar objetivos tanto pessoais como organizacionais e o papel do gestor organizacional. Para tanto a experiência de mercado ilustra bem tais questões.

ETAPA: 1

PASSO: 3

Paralelos entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

Com a Revolução Industrial e a Revolução Francesa há uma mudança muito forte na sociedade, por volta do século XVIII.

O homem foi substituído por máquinas, que produzia bem mais e custava bem menos.

Nesse filme retrata a vida de Carlitos, que ao conseguir um emprego em uma grande indústria, transforma em líder grevista ao conhecer uma jovem quem se apaixona.

O filme retrata também uma transformação contínua e acelerada, passando de feudal para um cenário urbano surgindo o capitalismo. Com essa transformação a população foi ‘’engolida’’ com o novo regime, passando por crises financeiras, fechamento de fábricas, gerando o desemprego que levou à fome, várias greves e consequentemente muita violência.

Além disso, o filme focaliza a vida da sociedade industrial, caracterizando que o homem era considerado o apêndice da máquina e deveria tal como ela ser padronizado na medida do possível. Mostra também que, a sociedade capitalista desfruta e explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para a burguesia.

Em Tempos Modernos podemos relacionar muitas partes do filme com as mudanças organizacionais em que ocorre dentro das fábricas. No trecho que Carlitos é engolido pelas engrenagens das máquinas da empresa onde trabalha como operário, permite que representa a relação da modernidade, a forma que estamos lidando com os avanços tecnológicos. Apresenta também que Carlitos era como se fosse molas que complementam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo. Diferente dos tempos de hoje, em que os trabalhadores não são mais considerados como recursos de produção, juntamente com outros recursos organizacionais como máquinas, equipamentos e capital. Atualmente esse capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o conhecimento e passando a migra o trabalho manual a trabalho mental.

Outra parte do filme que podemos citar é quando o mecânico Carlitos fica preso no meio do maquinário, em que a ironia se dá por conta das atitudes de Carlitos, que a acionar o apito da hora do almoço, deixa de auxiliar seu imediato superior e pega sua marmita e começa a comer, para sair da dificuldade que se encontra. Nessa parte, o mecânico- chefe reclama da fome e a vontade de almoçar do Carlitos, onde naquela época o homem era escravo do relógio, com todos seus horários exatamente estabelecidos. Com todas as transformações, isso também mudou completamente, o que era um problema lidar com as pessoas, passou a ser a solução para as organizações, deixando também de ser um desafio e sendo uma vantagem competitiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com