TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução TCC

Pesquisas Acadêmicas: Introdução TCC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

Dentro da Modalidade EJA, estarei falando sobre a Alfabetização.

No Brasil existe um alto índice de analfabetismo decorrente a pobreza do nosso país. Representa a negação de direitos fundamentais, como a falta de moradia, alimentação, emprego, transporte, saúde e principalmente escola. O Brasil tenta combater o analfabetismo há vários anos, não podemos negar que já conseguimos muitos avanços na alfabetização, mas ainda temos muito a melhorar. Um dos projetos lançados para tentar acabar com o analfabetismo aconteceu durante a ditadura militar, projeto chamado de Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), essa organização tinha como objetivo acabar com o analfabetismo no Brasil em oito anos. O MOBRAL não consegue alcançar sua meta e é extinto em 1985.

Como principal referência no Brasil, Paulo Freire com seu pensamento pedagógico inspirou no ano de 1960 uns dos principais programas de alfabetização e educação popular. O Plano nacional de Educação (PNE) que tinha como objetivo o programa de alfabetização no Brasil, foi aprovado em janeiro de 1964 tendo como idealizador Paulo Freire.

Era elaborado então por Paulo Freire a proposta de alfabetização concientizadora cujo objetivo pode ser traduzido em uma frase “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.

Freire começa a desenvolver um conjunto de procedimento pedagógico que a partir de então fica conhecido como ”Método Paulo Freire”.

A alfabetização de adultos era autoritária, os textos escondiam a realidade, agora a alfabetização tem como ato de conhecimento, ato político, criador, é um esforço de leitura do mundo e da palavra. “Porque na alfabetização de jovens e adultos não interessa transferir frases, textos para ir lendo e sim entender. A reconstrução nacional exige participação consciente, ação e pensamento, prática e teoria, procura descobrir os fatos que observamos e analisamos. O povo tem que conhecer mais a realidade.” Paulo Freire

Freire estava convencido da capacidade das pessoas, pois já havia feito várias experiências nos domínios visuais e auditivos, enquanto aprendiam a ler e escrever, pois a realidade era outra, os analfabetos eram fortemente influenciados por suas falhas na escola e em outros ambientes de aprendizagem. A partir daí ele começou a experimentar essa nova concepção de alfabetização.

“Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. A transmissão de conteúdos estruturados fora do contexto social do educando é considerada “invasão cultural” ou “depósito de informações” porque não emerge do saber popular". Paulo Freire

Quando se trabalha com alfabetização com alunos do EJA, é necessário planejar as aulas de acordo com a necessidade de seus alunos, pode ser feito lista com o nome dos colegas de sala, trabalhar com palavras significativas, calendários, jogos e textos retirados da rotina desses alunos. O professor que trabalha com o EJA, precisa levar em conta o conhecimento de mundo que esse aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com