TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Estudo das Organizações

Por:   •  12/3/2023  •  Ensaio  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Disciplina: Introdução ao Estudo das Organizações - Prof. Patrícia Saltorato

Aluna: Sara Pinze dos Santos      RA: 799681

Atividade 2: Hard NOx

Ao explorar a crise da Volkswagen em todo o seu contexto, o documentário expõe de forma sucinta a corrupção coorporativa que marcou a grande empresa de automotivos.

É revelado como a Volkswagen cresceu em toda a sua trajetória, tendo iniciado na década de 30 ao ser vigorada por Hitler, que, aos poucos foi se tornando a maior fábrica de automotivos do mundo ao chegar a produzir de 3.000 a 3.500 carros por dia em uma cidade do interior da Alemanha.

Sabemos que o mundo das corporações sempre foi marcado por grandes ambições e busca pelo lucro crescente, e a Volkswagen não foi diferente. Com sede de disseminar a sua marca, a empresa se estabeleceu nos Estados Unidos com a proposta de um carro mais sustentável e limpo, uma vez que os EUA possui leis mais rigorosas quanto à emissão de poluentes. A ideia de um carro movido à diesel, com menor preço de aquisição e entre outros fatores, a população se viu de certa forma seduzida à comprar esses veículos. Porém, em uma pesquisa feita por estudantes foi observado que o carro, ao ser colocado para funcionar nas vias, emitia uma quantidade muito maior de poluentes nocivos do que o que os testes laborais tinham concluído e repassado aos compradores e nas propagandas.

Primeiramente pesquisadores imaginaram que essa discrepância partia de problemas técnicos de funcionamento dos seus equipamentos ou até mesmo do carro em questão que estava sendo colocado em análise, porém, ao colocarem outros carros em teste, foi possível perceber que o problema não era apenas com um carro, e que talvez tivesse algo que a própria automobilística tivesse implementado para fraudar esses dados.

 Em meio à essa descoberta que logo mais veio à público, os responsáveis por preservar a imagem da Volkswagen ao invés de se declararem culpados, cientes do problema ou até mesmo declararem que buscariam uma forma de resolver o problema que haviam causado ao colocar à venda e permitir a circulação desses veículos, procuraram um meio e uma forma de camuflar e abafar o que realmente estava acontecendo, mostrando explicitamente que acima da questão da saúde pública e da conservação do meio ambiente está o poder e o dinheiro.

E, além da questão poluente, foram descobertos testes em animais para certificação dos problemas nocivos (que foram cobertos por pesquisadores contratados pela Volkswagen), e também foi revelado o que tornava a fraude da emissão em laboratórios e nas ruas possível: um dispositivo manipulador. O CEO da empresa negou em público o seu conhecimento sobre isso, porém é sabido que em todas as organizações toda ação deve ser tomada com o conhecimento e permissão de seus superiores. Outros responsáveis também negaram e depositaram a culpa nas suas equipes de engenheiros. Graças às investigações alguns foram presos e houve a comprovação da ciência de alguns.

No documentário ainda é exposto sobre testes de emissão de outras empresas na Europa, que por sua vez, também se mostraram além do limite permitido e desejado. Diferentemente dos EUA, na Europa a regulamentação não é tão rígida, e possui adendos para as empresas automobilísticas. O que nos leva a pensar e refletir se realmente vale a pena desvalorizar o ser humano, a saúde humana em prol do dinheiro, do lucro.

Assim como no documentário The Corporation, vemos que muitas são as corporações que fraudam resultados de testes, ocultam consequências que virão à tona com o passar dos anos na humanidade. Algumas foram penalizadas, são fiscalizadas com maior vigor atualmente. Mas outras não. Então ficamos sem ter conhecimento absoluto do que consumimos, e a partir disso cultivamos em nós uma descrença nas corporações que não está sob o nosso controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com