TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e conceitos básicos de segurança

Projeto de pesquisa: Introdução e conceitos básicos de segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução e Conceitos Básicos a Segurança Informação

Primeiramente precisaremos abordar alguns conceitos e ideias relacionadas ao assunto, elementos, características e atributos relacionados a uma Política de Segurança da Informação, são eles:

2.1 – Informação tem Valor e Precisa ser protegida.

Informação são todos os dados, fórmulas, contratos, documentos privados, o resultado econômico obtido, saldos bancários, projetos e fotos de produtos em desenvolvimento, propostas comerciais enviadas, propostas de fornecimentos recebidas, planos estratégicos, planos de marketing, a relação de clientes e fornecedores, os dados pessoais dos colaboradores, enfim todo o tipo de “informação” que “represente ou possua um determinado valor” ou ainda, que possa vir a causar “prejuízo ou impacto negativo” caso venha a ser comunicado a elementos estranhos à organização.

Por mais elementar que possa parecer, é difícil fazer as pessoas entenderem o fato de que a informação “possui um valor” e em função disto deve ser “protegida por todos”, ou ainda, os motivos pelos quais o “vazamento” de uma informação pode vir a trazer prejuízos para a empresa onde se atua, ou mais ainda que a informação seja parte do “patrimônio de uma empresa”, embora isto sejam conceitos, para alguns ainda são “paradigmas” a serem quebrados.

Vamos ilustrar duas situações hipotéticas como exemplos para que possamos transmitir e reforçar os conceitos de que a informação “possui mesmo um valor” e devido a este fato, “necessita ser mesmo protegida”.

A informação possui Valor:

Vamos imaginar, durante um minuto, que você leitor é um colaborador, dentre vinte outros colegas de trabalho, e a sua função e dos seus demais é realizar a faxina das salas no final do expediente em uma Grande Empresa, (Destas, que ocupam diversos andares em um mesmo prédio).

Um dia ao passar por uma das mesas, percebe que há um papel caído no chão, você simplesmente o pega e em seguida o coloca no cesto de lixo, continuando a sua atividade normalmente junto com seus colegas de trabalho.

No dia seguinte, a secretária do Gestor Financeiro percebe que o papel onde havia imprimido o Balanço contendo os resultados do ano anterior (Aquele Balanço que ainda não havia sido divulgado externamente), o qual ela havia imprimido a fim de ganhar tempo na organização da reunião matinal do dia seguinte, percebe que o papel impresso sumiu da sua mesa. Rapidamente ela imprime uma nova cópia do documento, e a reunião ocorre na hora marcada e nada de mais acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com