TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia

Tese: Introdução à Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Tese  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  135 Visualizações

1º - Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quemproduzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

R

Evidentemente, se os recursos não fossem limitados, ou seja, se não existisse escassez, nãoseria necessário estudar questões como inflação, desemprego, crescimento, déficit público,vulnerabilidade externa e outras.

2º - O que mostra a Curva de Possibilidades de Produção ou Curva de Transformação?

R

Mostra a capacidade máxima de produção da sociedade ou de uma empresa, supondo plenoemprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento.

3º - Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetárioconjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

R

Primeiramente, deve-se supor que nesse mercado não existe interferência do governo e quenão se tenha transações com o exterior. Desta forma, os agentes econômicos são as famílias e aempresas. As famílias são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem às unidades deprodução, que são as empresas. Logo as empresas, pela combinação dos fatores de produção,produzem bens e serviços e os fornecedores às famílias no mercado de bens e serviços.Desta maneira, famílias e empresas exercem um duplo papel. No mercado de bens e serviços, asfamílias demandam bens e serviços, enquanto as empresas os oferecem. Já no mercado defatores de produção, as famílias oferecem serviços dos fatores de produção, enquanto asempresas os demandam.Resultando no fluxo circular da renda

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com