TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Gestão de Pessoal Moderna

Tese: Introdução à Gestão de Pessoal Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 1

Introdução à Moderna Gestão de Pessoas

EXERCÍCIOS:

1- Defina os três significados do termo RH?

São pessoas inteligentes , que se destacam e se diferenciam, de personalidade própria, que possuem conhecimento, habilidades e competências indispensáveis a gestão de recursos humanos.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: Pessoas capazes de desenvolver inteligência, talento e aprendizado indispensáveis a sua renovação em um mundo cheio de mudanças e desafios.

As pessoas como parceiras da organização: Capazes de ir além como parceiros as pessoas procuram investir na empresa com esforço, dedicação e responsabilidade, comprometimento entre outros. Isso apresenta o conceito de reciprocidade entre pessoas e organização.

2- Qual é contexto da Gestão de Pessoas?

É a associação de métodos e praticas como o intuito de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

Pessoas como recursos ou como parceiros, inteligência que proporciona decisões racionais e que dão rumo aos objetivos, as pessoas constituem parte integrante do capital intelectual de uma organização.

3- Pessoas recursos ou como parceiros. O que isso significa?

A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é incerta e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização

A estrutura organizacional adotada as características do contexto ambiental, o negocio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes.

As organizações dependem de pessoas para dirigi-las e para fazê-las operar e funcionar. Não há organizações sem pessoas, toda organização é constituída de pessoas e delas depende para seu sucesso e continuidade.

4- Quais os principais objetivos da Gestão de Pessoas?

• Proporcionar aos colaboradores motivação. (reconhecimento, desafio profissional e plano de carreira);

• Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento. (focado em resultados, autodesenvolvimento aliado à missão da empresa);

• Assegurar à empresa uma vantagem competitiva: (colaboradores = agentes de mudança);

• Manter a qualidade de vida dos colaboradores: (liberdade de atuação, adequação das horas, confiança nos funcionários,…).

• Gerenciamento das mudanças (flexibilidade e adaptação);

• Política ética e de abertura: (preocupar-se com a empresa e com os funcionários);

• Desenvolver lideranças: (identificar talentos e preparar sucessores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com