TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigação Em Serviço Social

Trabalho Escolar: Investigação Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

Ao abordar a questão, não apenas a idéia do lugar da importância da investigação da pratica do serviço social, no âmbito do exercício da profissão, mas também da legitimidade dessa investigação, como objeto de reflexão cientifica.

A investigação é um estudo sistemático em busca de conhecimento e resposta em relação a determinado objeto com fim incorporá-lo de maneira comunicável comprovável.

Na década de quarenta, a preocupação com a vinculação cientifica, a intervenção na sociedade teve sua primeira explicitação, no contexto americano, John Dewey, desenvolveu um conceito de investigação cientifica na área da educação.

Para Dewey a investigação se faz em dois níveis, nos fins alternativos que constituíram a solução pensada.

O serviço social configura uma intervenção sobre as questões que decorrem nas relações sociais, a pesquisa cientifica que realiza tem por objetivo reunir conhecimento relativo essas questões, como elas se expressam.

Herpin faz uma comparação entre a investigação norte americana e a investigação sociológica européia, um mantém a tensão no exercício tecnocrático e o radical, ambos não respondem aos desafios sobre a sociedade.

Gordon em 1951 começa a refletir sobre a possibilidade de uma pesquisa básica em serviço social, Green Wood propõe a investigação em serviço social em duas categorias básica e operacional.

Para Green Wood quando a investigação se propõe ampliar a base de conhecimento da profissão sobre as questões de aplicação menos imediata pode ser considerada, com as devidas reservas, investigação básica. A pesquisa operacional se dirigia a situação particulares,seria voltada para tomada da profissão mais imediata da ação profissional. Quando termina investigação básica inicia a investigação operacional.

A investigação em serviço social via de regra, se enquadra na característica de pesquisa aplicada, uma vez que responde aos problemas práticos e se realiza com fim de obter conhecimentos úteis a sua intervenção.

A construção do saber cientifica se realiza pela acumulação e organização de conhecimento reunido ao longo do tempo.

A autora relata sobre a existência de pesquisas, secundárias localizadas por Philip Klein, com fins conversão e incorporação do conhecimento das ciências sociais para pratica profissional. Para fazer intervenção necessária a linguagem da ciência particular e aplicar suas proposições adequadamente.

A ciência sociais formulam suas teorias sem ter por objetivo sua aplicação imediata na, prática, Macdonald exemplifica esse nível, coma maneira com Otto Pollak e seus colaboradores em 1952, fizeram no comitê dos Judeus dos Guardiões, quando propuseram três fases: identificar os conceitos que tinham valor potencial para prática; provar praticamente esses conceitos por 2 anos; realizar provas sistemáticas e rigorosas .

A elaboração de um conhecimento a partir de práticas sociológicas reais, J. Ardoino, R.Barbier , R. loreau e H. Fischer, foi realizado em 1977, no VII Congresso Internacional de ciências da Educação, existia na época uma corrente de idéias, chamada de contra-sociologia que elabora a partir de praticas sociológicas 9reais, vinculo entre teoria e prática.

Quando o objeto de pesquisa é o modo de relação de uma sociedade e o modo de intervir sobre ela , esse processo teleológico de conhecimento, tem necessariamente uma dimensão prática. O conhecimento não é um estado, mas sim um processo complexo de adaptação, ativa e criadora do homem ao meio envolvente, implicando articulação entre práticas e pensamento.

A questão da cientificidade da pesquisa na prática do serviço social foi retomada , na década de 80, pelo Centro Latino Americano de Capacitação a Distância, discutiu a produção do conhecimento cientifico e identifica a investigação que tem a prática com relação predominante como investigação instrumental.

O fato de ter a intervenção como horizonte, ou seja, a relação cognitiva não é relação predominante, faz, com que em sua perspectiva, ocorra mudança substancial na relação investigativa, isso pode funcionar como uma discussão do trabalho inteligente no processo coletivo de produção de conhecimento passa a ser sujeito do pratica, o objeto cientifico passa se o objeto real.

Na forma particular do conhecimento de uma disciplina a intervenção, ao conhecer a realidade , vai-se construindo no pensamento um projeto de ação, emerge uma maneira peculiar de pôr problemas e construir soluções, lançando a mão do desenvolvimento teórico de aplicações tecnológicas. A investigação é uma forma particular de adquirir e produzir conhecimento.

O profissional da prática se detém frente a uma mesma situação de via de regra, da mesma maneira que outros cientistas, mas o que é determinante na construção do seu objetivo, o fato de ser objetivo de ação, e não apenas objetivo de pesquisa.

O objetivo de ação deve ser, necessariamente objeto de pesquisa, quando se define o objeto de ação se define o objeto de estudo.

O que determina o desempenho do profissional, em primeira instância, é o controle que tenha sobre variáveis da objetividade posta pela sociedade mediações entre elaboração teórica, a projeção e a intervenção ocorrem de maneira complexa os assistentes sociais, tem que responder as questões muito concretas socioeconômica e políticas, de uma sociedade extremamente diversificada, os profissionais não tem apenas de analisar o que acontece, mas devem estabelecer uma crítica, tomar posição e decidir por determinado tipo de intervenção.

Parte do pressuposto que a sistematização do mito da dialética realizado por Lucien Goldmann, para embasamento de seus estudos sobre a sociologia da cultura o estruturalismo genético compõe uma metodologia geral para estudo, relações dos homens na sociedade no mundo burguês de que essa vertente metodológica mais fundada para apreensão da prática em serviço social.

A estrutura significativa do pensamento que informa a prática nem sempre é evidente, mas pode ser desvelado pela investigação.

Quando se aborda uma prática concreta, percebe a existência de um conjunto que não é uniforme, mas que abrange ação simultânea de diferentes modos de práticas que interagem.

As relações que se concretizam na prática profissional, detém o sentido de estrutura de significados. A desestruturação de um modo de prática somente cria condições para domínio de outro modo mais avançado de ação quando existem condições materiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com