TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigações Goetecnicas

Pesquisas Acadêmicas: Investigações Goetecnicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA

Devido à necessidade dos grandes centros em buscar novos espaços para a ocupação urbana, fez-se necessária a procura de lugares que anteriormente não eram esperados como local para abrigar construções. Essa falta de espaço para a construção de novos empreendimentos, juntamente com o custo elevados de poucas áreas, ainda disponíveis nos centros urbanos, possibilitaram empreendedores enfrentar novos desafios tecnológicos para a ocupação dos espaços anteriormente titulados como inapropriados.

No desenvolvimento de um projeto de fundações, é indispensável o reconhecimento dos perfis dos solos envolvidos e de suas respectivas características geotécnicas. Para isso, são planejadas investigações geotécnicas, como sondagens, que permitem determinar a variação da resistência do solo com a profundidade, para as diversas camadas existentes.

As investigações geotécnicas, além de permitir a identificação de características geométricas e estruturais, fornece parâmetros para projetos e analises, podendo condicionar determinadas soluções.

Os métodos de investigação permitem indicar a distribuição longitudinal dos diversos materiais, os volumes necessários para a remoção ou escavação e a necessidade de tratamento de estabilização dos maciços.

Sondagem Mecânica: A tecnologia de investigação mecânica surgiu no Brasil em uma época de grande desenvolvimento da infraestrutura, em especial as barragens. Elas são classificadas em:

Poço e trincheiras de inspeção, utilizada para investigar grandes extensões do terreno, permitindo o exame detalhado dos horizontes perfurados, coletas de amostra representativas de cascalho, além da analise visual, obtém-se da retirada de amostras indeformadas para ensaios em laboratório. A amostra é talhada cuidadosamente na forma, de um cubo com aproximadamente 30 cm de aresta. É possível retirar amostrar indeformadas no fundo ou na parede de escavação. Contudo a necessidade de proteger essa amostra com parafina fundida e fios de talagarças entrelaçados. Os poços de inspeção em rochas são feitos com furos de martelete explosivos e em alguns casos com sondas rotativas de grandes dimensões. Sondagem a trato é o método de investigação de maciço terroso com perfuração manual de pequeno diâmetro que utiliza como equipamento o trato. O trato é um tipo de amostra de solo que podem ser constituídos por laminas cortantes, que podem ser espiraladas ou convexas. O diâmetro atual do trato é de 3’’( aproximadamente 7,6 cm). A coleta de material é feita de metro em metro ou quando se muda o material perfurado, para que se poça identificar possíveis mudanças de solo. Geralmente a sondagem de trato não ultrapassa o nível d’água.

Sondagem a percussão: Trata-se de uma técnica de investigação mais comum empregada na caracterização do perfil do solo de terrenos naturais. Esse tipo de sondagem permite extrair um dos parâmetros mais empregados na caracterização geotécnica do terreno: O índice de resistência à penetração, mais conhecido como valor NSPT. O resultado do teste NSPT é obtido pela quantidade de golpes necessários para cavar os últimos 30 cm.

Os métodos não destrutivos diferencialmente das sondagens que se utilizam amostrar para a caracterização dos solos, analisam os solos através das feições topográficas, morfológicas e as propriedades físicas do terreno, para determinar indiretamente a distribuição e os posicionamentos dos corpos geológicos, e suas características físicas e tecnológicas.

As investigações geotécnicas são necessárias para poder identificar o tipo de solo em cada lugar, para poder assim determinar os parâmetros a serem considerados dimensionamentos do melhor tipo de fundação a ser utilizado. A partir das analises pelas sondagens mecânicas é possível identificar os possíveis tipos de fundação, que podem ser feitas garantindo a segurança da escavação.

A não execução de uma investigação geotécnica ou a má interpretação dos dados correlatos pode resultar em consequências como: Projetos inadequados; atraso no cronograma de obra; aumento de custo devido a modificações no projeto durante a fase executiva; problemas ambientais; rupturas, e ate mesmo patologias estruturais.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »