TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE DEMOCRACIA SEGUNDO A DOUTRINA CLÁSSICA INVESTIGA SCHUMPETER CONCEITO DE DEMOCRACIA SEGUNDO A DOUTRINA CLÁSSICA INVESTIGA SCHUMPETER CONCEITO DE DEMOCRACIA SEGUNDO A DOUTRINA CLÁSSICA INVESTIGA SCHUMPETER

Por:   •  28/10/2015  •  Dissertação  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO DE DEMOCRACIA SEGUNDO A DOUTRINA CLÁSSICA INVESTIGA SCHUMPETER

A DOUTRINA CLÁSSICA DA DEMOCRACIA

I. O BEM COMUM E AVONTADE DO POVO

Segundo Schumpeter , no XVIII o método democrático é o arranjo institucional para se chegar a certas decisões políticas que realizam obem comum, cabendo ao próprio povo decidir, através da eleição de indivíduos que se reúnem para cumprir-lhe a vontade.Em conseqüências dessa definição sustenta-se, que existe um bem comum, o farol orientador da política, sempre fácil de definir e de entender por todas as pessoas normais, mediante uma explicação racional. Por tanto não há razão para não entendê-lo e nenhuma explicação para a existência dos que não o compreendem, salvo a ignorância (que pode ser remediada), a estupidez e o interesse anti-social.

O bem comum implica soluções definitivas de todas as questões, de maneira que todo fenômeno social e toda medida tomada ou a ser tomada podem inequivocamente ser tachados de bons ou maus. O povo deve admitir que há uma vontade comum (a vontade de todas as pessoas sensatas) que corresponde exatamente ao interesse, bem-estar ou felicidade comuns.

O único fato, exceto a estupidez ou interesses sinistros, que pode causar divergência e explicar a existência de uma oposição é a diferença de opiniões quanto à rapidez com a qual deve ser procurada a concretização da meta comum a quase todos. Conseqüentemente, todos os membros da

comunidade, conscientes da meta, sabendo o que querem, discernindo o que é bom do que é mau, tomam parte, ativa e honestamente, no fomento do bom e no combate ao mau. Todos os membros, em conjunto, controlam os negócios públicos.

Não há dificuldade com a democracia, exceto, talvez, a maneira de fazê-la funcionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com