TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 14001 em gestão empresarial

Por:   •  9/3/2016  •  Monografia  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL
INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA ISO 14001 NO SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL

THIAGO RIBEIRO FERREIRA

VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES
2015

[pic 2]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL
INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA ISO 14001 NO SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL

                                                                   
                                                             

THIAGO RIBEIRO FERREIRA

                                                                                        Artigo científico apresentado a    
                                                                                                        FAVENI como requisito parcial para
                                                                                                        obtenção do título de especialista
                                                                                                        em Gestão Ambiental.      

VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES
2015

IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA ISO 14001 NO SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL

                                                                                         

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo detalhar a implementação da norma ISO 14001, de forma a apresentar informações sobre o processo de certificação ambiental no qual as empresas são submetidas. A certificação em conformidade com a norma ISO 14001 é indispensável para organizações que almejam o mercado internacional. Porém, pequenas empresas têm dificuldade em obtê-las devido ao alto custo da implementação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental).

Palavras-chave: ISO 14001, SGA (Sistema de Gestão Ambiental), Implantação e Desenvolvimento.

INTRODUÇÂO

Este artigo surgiu por meio de pesquisas bibliográficas que envolve as diversas fases da implantação da norma ISO 14001 do SGA em uma empresa.
Muitas instituições que hoje obtêm seus desenvolvimentos e aperfeiçoamentos em função de "uma qualidade", criam individualmente processos e atividades, dentro de alguns conceitos preconizados por Deming, Juran, Crosby, Feigebaum, entre outras mentes, que acreditam que qualidade é definida como algo que atende às necessidades dos clientes sejam eles internos e externos os tornando satisfeitos.

A ISO 14001 é uma aceita internacionalmente que tem como objetivo introduzir um sistema eficaz de gestão ambiental. É projetada para auxiliar  empresas a seguir adiante como bem-sucedidas comercialmente, sem perder o foco principal, que são as responsabilidades ambientais. Podendo também auxiliar no crescimento da empresa em si, na redução do impacto ambiental durante este desenvolvimento. O sistema fornece uma estrutura capaz de atender às expectativas de responsabilidades corporativas cada vez mais elevadas dos clientes, assim como aos requisitos legais ou regulamentares. 

Espera-se, com este artigo, contribuir para a discussão de alternativas que visem dotar a administração privada de mecanismos que permitam aprimorar a gestão prestando melhores serviços ao meio ambiente e a empresa.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente, as questões ambientais geram grandes preocupações, devido ao futuro, pois a perca de recursos naturais elevam-se a cada dia. Como o mundo empresarial, indústrias e entre outros, dependem da utilização desses recursos, a gestão ambiental surgiu com uma ferramenta para garantir a sustentabilidade e também a permanência das empresas no mercado. Essa ferramenta chame-se Norma ISO 14001 - TC 207 (International Organization for Standardization) , um sistema muito amplo e também com outras diretrizes desenvolvidas pelo mesmo comitê, as mais relevantes são:

ISO 14004 - Sistemas de Gestão Ambiental - Diretrizes, Princípios Gerais e Técnicas de Apoio;

ISO 14010 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Princípios Gerais da Auditoria Ambiental;

ISO 14011 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Procedimentos - Auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental;

ISO 14012 - Diretrizes para Auditoria Ambiental - Critérios de Qualificação para Auditores Ambientais.

 A Norma ISO 14001 é uma ferramenta utilizada para priorizar, identificar e gerenciar riscos ambientais dentro de uma empresa. Exige que as empresas se comprometam com a preocupação ambiental, prevenindo poluições e outros riscos, trazendo melhorias contínuas com parte do ciclo normal nas empresas.

A Norma se baseia-se no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), como mostrado na Figura 1:

[pic 3]

Figura 1 – Ciclo PDCA

Plan (Planejar): Estabelecer uma política de continuidade de negócios, objetivos, metas, controles, processos e procedimentos pertinentes para a melhoria dos negócios de forma que os resultados sejam alinhados aos objetivos gerais da organização.

Do (Fazer): Implementar e operar de forma contínua os negócios, controles, processos e procedimentos.

Check (Checar): Monitorar e analisar criticamente o desempenho em relação aos objetivos, reportar resultados, definir e autorizar melhorias e correções.

Act (Agir): Manter e melhorar o sistema com ações preventivas e corretivas baseado na analise crítica da direção reavaliando os objetivos de continuidade de negócios.

Para obter o certificado ISO 14001, a organização deve aplicar medidas atendendo os requisitos da norma. A legislação relacionadas ao Direito Ambiental no Brasil são um tanto rígidas tornando necessário um levantamento minucioso da situação da empresa. Este processo de implementação dura em média, de um a dois anos. Em situações mais complexas, pode tornar-se superior a este período, levando em conta o porte da empresa, recursos humanos disponíveis e o nível de comprometimento da direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com