TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isomeria Cis E Trans

Pesquisas Acadêmicas: Isomeria Cis E Trans. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

Sintetizar os íons complexos trans-diclorobis (etilenodiamino) cobalto (III) e cis-diclorobis (etilenodiamino) cobalto (III), verificando cinética de ionização nestes complexos.

PROCEDIMENTO

Pesou-se 3,063 g de CoCl2.6H2O transferiu-o para uma capsula de porcelana e dissolveu-o em 10 mL de água destilada, em seguida adicionou-se à capela 10 mL de solução aquosa 10% (m/v) de etilenodiamino.

Após adicionou-se por gotejamento e agitação continua 3 mL de solução de H2O2 30% m/m e deixou-a em repouso por 10 minutos. Enquanto a solução estava em repouso, aqueceu-se em um béquer de 500 mL aproximadamente 200 mL de água capsula de porcelana sobre o béquer e aqueceu-se a mistura reacional no vapor durante 10 minutos.

Passados os 10 minutos adicionou-se 10 mL de HCl a capsula de porcelana e reduziu-se o seu volume aquecendo-a novamente no vapor de água, até o aparecimento de uma crosta na superfície da mistura. Após a formação da crosta, deixou-a aquecendo por mais aproximadamente 5 minutos, retirou-a do vapor e levou-a ao banho de gelo.

Separou-se os cristais verdes da solução violeta via filtração a vácuo, lavou-as com pequenas porções de álcool etílico e em seguida com éter.

Pesou-se 0,2 g dos cristais, transferi-os para um tubo de ensaio e umedece-os com água destilada e levou-os a um béquer com glicerina aquecida à 1100C

RESULTADOS

Ao dissolver CoCl2.6H2O em água a solução fica roxa

CoCl2.6H2O(aq) + H2O(l) → [Co(H2O)6] Cl2 (aq)

Ao adicionar etilenodiamino a solução fica de coloração marrom-avermelhada.

2 [Co(H2O)6] Cl2 (aq) + 4 em → 2 [Co(en)2(H2O)2]Cl2 + 8 H2O

Ao adicionar H2O2 a solução aqueceu e liberou gás, ao aquece-la ela reduz e após adicionar HCl a solução e reduzi-la a solução fica com uma coloração azul.

2[Co(en)2(H2O)2]Cl +H2O2 + HCl → 2[Co(en)2(H2O)2Cl3 + 2H2O

Ao retirar do vapor a solução do vapor ela fica vilota e ao levar ao banho de gelo, precipitam cristais verdes.

Ao levar os cristais umedecidos ao béquer com glicerina aquecida a solução fica violeta novamente.

DISCUSSÃO

O cobalto pertence ao grupo 9 da tabela periódica, quimicamente este elemento apresenta os estados de oxidação I, II, III, IV, V e VI, tendo como mais importante o estado II e III. Os íons Co2+ são mais estáveis e podem ser encontrados em vários compostos simples tais como CoCl2, sendo que todos os sais hidratados possuem coloração rósea. Já os íons Co3+ são bastantes oxidantes e relativamente instáveis.(Moura,et.al,2006)

Praticamente todos os complexos Co(III) possuem 6 ligantes dispostos em um arranjo octaédrico. Muitos deles apresentam formas isoméricas. (Moura,et.al,2006)

As reações de isomerização estão intimamente relacionadas as reações de substituição; de fato, o principal caminho para a isomerização é frequentemente através de uma substituição. O complexo de CO(III) octaédrico pode formar estado de transição Bipiramidal trigonal pentacoordenado. A permutação dos ligantes axiais e equatoriais em um complexo bipiramidal trigonal pode ser vista como ocorrendo por meio de uma pseudo-rotação de Berry através de uma conformação piramidal quadrática. Quando um complexo bipiramidal trigonal recebe um ligante para produzir um complexo hexacoordenado, uma nova direção de ataque do grupo de entrada pode resultar em isomerização.(Shriver,D; Atkins,p,2008)

Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com