TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JARDIM DAS CEREJEIRAS

Trabalho Universitário: JARDIM DAS CEREJEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO:

Criado pela participativa colônia japonesa de Paraguaçu no final dos anos de 1950, o jardim das cerejeiras mostrava todo simbolismo da tradição milenar do contato com a natureza. Todo o planejamento e construção do jardim foram orientados por um paisagista japonês. Hoje, totalmente remodelado, ainda é um dos cartões postais de Paraguaçu.

Um dos espetáculos é a floração das cerejeiras que ocorre durante somente uma semana do mês de julho.

Possui espelho d'água com peixes, ponte japonesa, local de meditação, ampla jardinagem e uma a réplica do Gojunoto, um monumento doado pela Acepp – Associação Cultural e Esportiva de Paraguaçu Paulista, inspirado em um templo budista de cinco andares, localizado em Nikkô, província de Nara, no Japão. O monumento possui cinco níveis em seu telhado, que representam os seguintes elementos da natureza: terra, água, fogo, ar e o céu.

2 DESENVOLVIMENTO:

Plano de Aula

PASSEIO TURÍSTICO E CULTURAL

“JARDIM DAS CEREJEIRAS”

 Tema:

Passeio ao jardim das cerejeiras

Faixa etária de quatro anos de idade

Eixos: ensino da matemática na educação infantil, ensino de arte e música, ensino da natureza e sociedade.

 Justificativa:

É possível aprender os conteúdos de muitas formas a mais tradicional de todas é passar horas na sala de aula, acompanhando atentamente as lições repassadas pelo professor. O aprendizado de matemática, ciências, português, música, natureza e sociedade, entre outras disciplinas, sem dúvida, começa na sala, mas pode se estender para o lado de fora da escola.

Para a criançada é praticamente uma aventura, eles conseguem enxergar como funciona a natureza e entendem de maneira muito mais simples. Os passeios fora da escola fazem a alegria da garotada cada momento é especial e realmente influencia na formação pedagógica e pessoal da criança.

 Objetivos:

Explorar o ambiente

Se relacionar com outras pessoas

Despertar curiosidade e interesse

Estabelecer contatos com pequenos animais, plantas, objetos diversos.

Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos.

Respeito as regras

O que se pretende com essa aula?

Resgatar valores, trabalhar a interação do grupo e a interdisciplinaridade.

Quais as habilidades ou capacidades a serem desenvolvidas?

Matemática:

Realizaremos jogos e brincadeiras envolvendo números e quantidades, atividades que explorem o raciocínio logico iremos realizar um gincana entre os alunos e ao final da aula ainda explorando a matemática será servido um café da tarde em forma de piquenique onde as crianças trabalharam medidas ao fazerem elas mesmas seus lanches e copo de leite.

Natureza e Sociedade:

Fazer com que as crianças observem e classifiquem materiais recolhidos durante o passeio, aprender a pesquisar, reconhecer e classificar diversos tipos de animais e plantas, comparar diferentes ambientes naturais, investigar características comuns e diferentes nos ambientes, reconhecer o solo como fonte de vida, despertar o interesse pelo ambiente e gosto por preservá-los, respeitar os animais, a natureza, e não poluir os ambientes nos quais participa.

Arte e Música

Durante a caminhada até o ponto turístico será desenvolvida principalmente a aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com