TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio na pré-escola e jardim de infância Tia Lucinha, em Novo Horizonte, o bairro na cidade de Paracatu

Artigo: Relatório de estágio na pré-escola e jardim de infância Tia Lucinha, em Novo Horizonte, o bairro na cidade de Paracatu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Artigo  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Atualmente a educação infantil adquiriu uma nova realidade, aonde as crianças chegam a escola mais cedo, muitas já vem para a creche com 6 meses de idade. E também mudou a época de alfabetização deparamos com crianças de 04 anos que conhecem o alfabeto e são capazes de ler algumas sílabas. Diante de uma educação cada vez mais exigente e de crianças muito espetas e evoluídas compreende-se a necessidade também de profissionais capazes de adquirir estratégias, habilidades, serem ético, ser aberto a reflexão, estar preparado para uma educação onde não mais funciona a repetição e decoração de conteúdos, mas a construção e busca, de conhecimentos.

Este trabalho tem o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado I do curso de licenciatura em Pedagogia. Ministrado pela professora Helenita Canêdo Barreto, nele são relatadas experiências realizadas durante a observação e regência.

Realizei meu estágio no Pré-escolar e Creche Tia Lucinha, no bairro Novo Horizonte, na cidade de Paracatu-MG, no período de 20 de agosto á 21 de setembro de 2012. A primeira tarefa foi uma visita à instituição para apresentação e conhecer a escola, onde a coordenadora Ana Cláudia Diniz, e a professora Elisangela demostraram muito carinho em receber estagiários, após preencher os documentos necessários fiquei conhecendo toda a escola e funcionários, uma equipe muito competente e carinhosa.

No dia 22 de Agosto de 2012 teve início à observação das aulas, no período matutino, com alunos de 05 anos e a professora regente Elisângela Alves de Almeida Seixas. Neste período também foram analisados alguns documentos da escola e entrevistas com a coordenadora Ana Cláudia Diniz e a professora Elisângela Alves de Almeida Seixas.

2. Análise da realidade geral da escola

A Creche e Pré- escolar Tia Lucinha foi fundada em 24/04/1999, uma instituição pertencente a rede municipal de ensino, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação,com CGC número 05112918000768. Atende á crianças de 0 á 05 anos, funciona em sede própria na rua 02 número 319, no Bairro Novo Horizonte, Paracatu MG, tendo dois turnos(matutino e vespertino) e período integral na creche.

2.1 Caracterizações da escola

A Creche e Pré-Escolar Municipal Tia Lucinha está situada na Rua 02 nº 319, Bairro Novo Horizonte, atende crianças de 0 á 05 anos,possui 163 alunos.

Após o levantamento Sócio-econômico para aclassificação da prioridade dos inscritos, os pais ou responsáveis pela criança apresentarão no ato da matrícula:

I – Xerox da certidão de nascimento;

II – Cartão de vacinação atualizado;

III – Comprovante de residência;

IV – Comprovante de renda familiar.

2.2 Estruturas físicas

A Creche e Pré-Escolar Municipal Tia Lucinha contém:

03 (três) berçários

01 (um) fraldário

02 (dois) banheiros infantis

01 (um) banheiro para funcionários

01 (um) brinquedoteca

01 (um) sala de vídeo

01 (um) secretaria

01 (um) cantina

01 (um) parque (espaço de recreação)

3. Análise do projeto político pedagógico da escola

A escola tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania e também a finalidade do desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade solidaria e entregada.

A instituição tem a missão e o compromisso coletivo de propiciar na escola situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens lúdicas e prazerosas que propiciem o desenvolvimento pleno das capacidades de seus alunos para a apropriação dos conhecimentos desenvolvimento do seu potencial afetivo, corporal, emocional, estético, e ético, contribuindo em parceria, como ja mencionadas da comunidade para a formação das crianças cidadãs felizes e saudáveis.

A instituição conta com o apoio e participação do colegiado, sempre que necessário, e a supervisão pedagógica d equipe da secretaria de educação que colabora com orientação sobre desenvolvimento dos currículos, projetos calendários e estudos teóricos sobre educação infantil, além de proporcionar cursos para professores e monitoras.

4. Recursos humanos

01 coordenadora

06 professores

07 monitoras

02 cantineiras

04 serviçais

02 guardas

163 alunos (45 de 0 á 03 anos) e (118 de 04 á 05 anos )

4.1 Recursos materiais e didaticos

01 computador

01 aparelho de tv

01 aparelho de dvd

02 aparelhos de som

Vários jogos pedagógicos

Várias coleções de livros

4.2 Relações da escola com a comunidade

A comunidade, mesmo com as limitações encontrada vem unindo forças, elaborando projetos, sonhando que o ensino público tem tudo para dar certo e se trabalharmos com garra alcançará eficiência. A falta da participação efetiva da família atrapalha para que se obtenha o sucesso esperado.

4.3 Principais problemas enfrentados

Os maiores problemas são: ritmo de cada aluno, indisciplina, falta de interesse e falta de participação da família. Alunos carentes emocionalmente, necessitando do apoio psicológico e intervenção da escola e da família, que com esses problemas encontram muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com