TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUSTIFICATIVA

Tese: JUSTIFICATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2013  •  Tese  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

I. APRESENTAÇÃO

O trabalho em espaços confinados sempre existiu em vários tipos de empresa, porém, somente com a entrada em vigor da Norma Regulamentadora nº. 33 – NR 33, do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, essas atividades passaram a ser fiscalizadas com mais cautela.

Os espaços confinados são ambientes não projetados para a ocupação humana contínua, e neste trabalho serão apresentados os locais em que são encontrados, os tipos de serviços realizados e o que deve ser feito para proteger os trabalhadores envolvidos, prevenindo-os de acidentes e mortes.

Muitas empresas e principalmente as usinas sucroalcooleiras puderam confirmar com maior clareza, que grande parte de seus serviços são realizados nestes espaços e dessa forma, devem ser observados todos os procedimentos, equipamentos e principalmente a conscientização de todos os trabalhadores, empregadores, gerentes e diretores, especificando obrigações e responsabilidades de cada um dentro da empresa.

O trabalho apresentará de forma clara e precisa, os deveres e responsabilidades das empresas, trabalhadores e demais envolvidos, criando assim uma equipe de trabalho, para que haja um ambiente saudável, seguro, livre de doenças, acidentes e mortes, conforme os ditames da NR 33.

Os espaços confinados são locais extremamente perigosos; contém inúmeros riscos, tais como os de explosão, dentre outros, que podem ser fatais, tanto para aqueles que estiverem dentro, realizando alguma atividade, quanto para aqueles que estiverem de fora monitorando.

Será abordada a importância do uso de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual e outros equipamentos indispensáveis, bem como tudo aquilo que é proibido utilizar nestes casos.

Além disso, serão citados os equipamentos de resgate e salvamento de trabalhadores no espaço, e os procedimentos utilizados pela equipe responsável pelo resgate e salvamento, em casos de acidentes.

II. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi feita, levando em consideração a segurança e a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Os espaços confinados nas empresas e nas usinas sucroalcooleiras, são locais que requerem atenção redobrada do empregado, do empregador e demais envolvidos, pois neles os riscos podem ser fatais, sendo necessário capacitar, alertar e informar a todos, quanto aos perigos existentes dentro e fora destes ambientes.

Deve ser considerada como primordial, a integridade física e psicológica de todos os trabalhadores, especialmente nestes casos, em que colocam em risco sua própria vida. Sendo assim, o presente trabalho contribui de forma esclarecedora para todas as pessoas e profissionais e de forma significativa para meu enriquecimento pessoal e desempenho profissional.

Os espaços confinados são regulamentados pela NR – Norma Regulamentadora nº. 33, que foi aprovada pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da portaria nº. 202, de 22 de dezembro de 2006.

Há outras normas que também dispõem sobre os trabalhos em espaços confinados, mas sem o caráter disciplinador da NR 33. São elas: Norma Brasileira – NBR nº. 14.787 – Espaço Confinado – Prevenção de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteção e NBR nº. 14.606

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com