TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Jacques Rosseau

Casos: Jean Jacques Rosseau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

Jean Jacques Rousseau

Obras:

- Discurso Sobre as Ciências e as Artes

- Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens

- Do Contrato Social

- Emílio, ou da Educação.

- Os Devaneios de um Caminhante Solitário

Nasceu em 28 de Junho de 1712 na cidade de Genebra (Suiça) e morreu em 2 de Julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do Iliminismo, sendo qque suas idéias influenciaram a Revolução Francesa de 1789.

Viveu na època da Idade Moderna/ Iluminismo.

Um homem de uma vida muito pouca canônica, é assim que podemos definir Rosseau, nascido em Genebra e tendo sua mãe falecida muito cedo, ele foi criado por uma tia pouco letrada e um pai muito extravagante.

Rosseau depois teve a criação de um pastor e depois foi criado por um gravador que o tratava com muita brutalidade e um pouco mais tarde ele fugiu.

Sua vida não era muito simples, passou a vida em sistemas de não regras mesmo a parte de não saber ler, escrever e produzir textos, não significava uma possibilidade canônica, no sentindo de regras ao escrever e formular suas ideias.

Passou sua vida de mulher a mulher de emprego a emprego, o mais curioso é o fato de ter tido filhos com uma criada bastante ignorante, uma vida desregrada de um individuo completamente desgarrado da realidade social vigente. Outro detalhe é que embora suas teorias tenham sido pressuposto ou um dos pressupostos da revolução Francesa, ele detestava os franceses e quanto mais a França.

Em 1760 em uma condição não muito boa Rosseau a convide de um filósofo David Hume, mudou-se para a Inglaterra onde iniciou novos trabalhos e o escrito de novos ensaios, mas por ter tido um surto paranoico, denuncio David Hume como se quisesse arruinar sua vida e fugiu em desespero para a França.

Em sua filosofia Rosseau formulou três ideias básicas que constituíram, como ideias básicas para a civilização ocidental dos séculos XVIII, XIX, XX.

1ª A civilização não é uma coisa boa e muito menos uma coisa neutra, mas como todos já desconfiavam a civilização é algo ruim.

2ª Viver pela razão também não é uma coisa boa, o homem de veria voltar ao seu estado de natureza vivendo institivamente e emocionalmente e não por meio da razão ou regras.

3ª Sociedade é um composto e tem uma vida própria desse modo não existe nela uma vontade individual, mas existe sim uma vontade geral, uma vontade que se resume nas regras que essa sociedade formula para seu desenvolvimento ou manutenção.

O homem social esta constantemente esta fora de sim, com esse pensamento Rosseau define a sua posição referente ao direito e sociedade do seu tempo. Para ele ao contrário do pensamento de Hobbes em que o homem nasce mal e é lobo de outro homem, Rosseau define que o homem no seu Estado Natural é o bom selvagem assim os seu instintos a sua maneira de viver individualizada é o que constitui o seu maior trunfo a sua maior qualidade, embora não tenha criado o termo alienação que só foi proposto por Helger, mais tarde Rosseau afirma que o homem em sociedade esta fora de si e que entrando na civilização o homem não tem mais condição de retornar ao seu para sempre.

A criação da criança para Rosseau deveria ser mais educado no contexto familiar do que no contesto escolar, isso porque ela deveria ser encorajada sem seus instintos e aptidões naturais e não formalizada por uma sociedade já vigente anterior ao seu nascimento, desse modo Rosseau irá defender a ideia que a própria civilização deveria ser civilizada.

Pouco adepto a punições e regras, Rosseau irá defender o amor como o núcleo da educação de uma criança sendo que esse amor seria traduzido em elementos positivistas ou práticos no sentido que a criança deveria ser criada livre.

A concepção Religiosa de Rosseau não defere muito das suas outras concepções para ele a religião era um produto muito mais emocional do que racional, desse modo era pouco contrario a religião e a própria sociedade do seu tempo. De certo modo Rosseau lança as bases do fundamentalismo e do idealismo legal, isso porque na sua concepção de leis, ele vai dizer que ao criar ou modificar leis, isso deveria ser realizado para um grupo de pessoas e não simplesmente por um soberano, essa concepção grega de Rosseau em relação a governança geral dos povos, nações , dos países e cidades reflete então o pensamento um pouco idealista no sentido de que não deveria haver fraude, nesse processo de formulação das leis e quanto menos na sua explicação.

Além da Revolução francesa o pensamento de Rosseau vem influenciar mais tarde o fascismo e o comunismo sendo que todo e qualquer indivíduo que vive em sociedade deve viver em sociedade e nesse sentido não deve apartar-se daquilo que ele chama de ideia geral. A vontade geral é assegurar a liberdade, igualdade e justiça dentro do Estado, não importa a vontade da maioria. Para ele o homem é bom por natureza, amante da justiça e da ordem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com