TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia De Jean Jacques

Trabalho Universitário: Pedagogia De Jean Jacques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 4

A PEDAGOGIA DE JEAN JACQUES ROUSSEAU

Jean Jacques Rousseau era filósofo, nasceu em Genebra, na Suíça, a 28 de junho de 1712 e faleceu em 2 de junho de 1778, dentre suas obras destaca-se: Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, Do contrato social, ambas sobre política, e Emílio ou da educação (1762). Os pressupostos básicos de Rousseau à respeito da educação foram, a crença na bondade natural do homem e em atribuir à civilização a responsabilidade pela origem do mal. A educação deveria levar o homem a agir por interesses naturais e não por imposição de regras exteriores artificiais, pois só assim o homem poderia ser dono de si próprio. Outro aspecto da educação natural está em não aceitar uma educação intelectualizada, levando ao ensino formal e livre. O homem não é constituído apenas por intelecto, pois suas disposições primitivas, tais como os sentidos, os instintos, as emoções e os sentimentos existentes do pensamento elaborado são dimensões mais dignas de confiança. Rousseau utilizava novas idéias para combater as que prevaleciam em sua época há muito tempo, principalmente a de que a educação da criança deveria ser voltada aos interesses do adulto e da vida adulta, ele introduziu a concepção de que a criança é um ser com características próprias, e desse modo não podia ser vista como um adulto em miniatura. Com estas idéias, derrubou concepções vigentes que pregavam ser a educação, o processo pelo qual a criança adquire seus conhecimentos, atitudes, hábitos armazenados pela civilização, sem transformações. Cada fase da vida, para Rousseau, tem suas características próprias, o homem e a sociedade modificam-se, e a educação é fundamental para a necessária adaptação a essas modificações. Rousseau afirmava que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança no seu contato com a natureza. No contexto de sua época, Rousseau formulou princípios educacionais que permanecem até os nossos dias, principalmente quando afirmava que, a verdadeira finalidade da educação era ensinar a criança aprender à exercer a liberdade. Pode-se afirmar que as idéias de Rousseau influenciam diferentes correntes pedagógicas, principalmente as tendências não diretivas no século XX, assim podemos enfatizar que na verdade Rousseau foi ao mesmo tempo amado e temido, suas obras e sua pessoa foram fascinantes para uma época em que um novo homem se abria para novos tempos, em que um eu solitário e muito puro se abria para o futuro e sobretudo para a alma romântica que estava nascendo.

10l0l

Os pressupostos , e atribuir à civilização a responsabilidade pela origem do mal.

A educação deveria levar o homem a agir por interesses naturais e não por imposição de regras exteriores artificiais, pois só assim o homem poderia ser dono de si próprio.

Outro aspecto da educação natural está em não aceitar uma educação intelectualizada, levando ao ensino formal e livresco. O homem não é constituído apenas por intelecto, pois suas disposições primitivas, tais como os sentidos, os instintos, as emoções e os sentimentos existentes do pensamento elaborado são dimensões mais dignas de confiança.

Rousseau utiliza-se de novas idéias para combater as que prevaleciam em sua época há muito tempo, principalmente a de que a educação da criança deveria ser voltada aos interesses do adulto e da vida adulta. Introduz a concepção de que a criança é um ser com características próprias, e desse modo não podia ser vista como um adulto ou a partir de seu pensamento.

Com estas idéias, derrubou concepções vigentes que pregavam ser a educação, o processo pelo qual a criança adquire seus conhecimentos, atitudes, hábitos armazenados pela civilização, sem transformações.

Cada fase da vida, para Rousseau, tem suas características próprias. O homem e a sociedade modificam-se, e a educação é fundamental para a necessária adaptação a essas modificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com