TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean-Jacques Rossseau

Artigos Científicos: Jean-Jacques Rossseau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

Jean-Jacques Rossseau:

Os seus 66 anos de existência tiveram enorme influência na educação. Rousseau combateu ideias que prevaleciam há muito tempo. Entre elas, a de que a teoria e a prática educacional, junto a criança deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta. Ele também chamou a atenção para as necessidades da criança e as condições de seu desenvolvimento. Como consequência, a criança não podia ser mais vista como adulto em miniatura, e se a criança era um ser com características próprias, não só as suas ideias mas seus interesses tinham que ser diferentes dos adultos, e também o relacionamento rígido mantido pelos adultos em relação a elas precisava ser modificado.

Ele apresentou uma nova proposta de educação, enfatizando a necessidade de educar a criança para que se torne autônoma, ou seja, dona do seu próprio destino, passando a pensar por conta própria. A sua contribuição para a educação infantil é inestimável. O método da natureza vale para todas as coisas, lembrou às mães a importância da amamentação, achava que não se deveria moldar o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido, que a criança devia fazer sem a ajuda dos outros, aquilo que ela é capaz de fazer por si mesma; O período do nascimento até os 12 é a época em que nascem os vícios, os carinhos exagerados provocam vícios. Afirmou que a educação vem de dentro para fora, é a expressão do indivíduo em contato com a natureza, seguindo o desenvolvimento natural da vida. Ele foi um crítico da escola no seu tempo, da rigidez da instrução e do uso em excesso da memória, propôs a criança primeiro o brinquedo e esportes, e na agricultura, por exemplo, a criança aprende a usar instrumentos de ofício, assim estaria desenvolvendo atividades relacionadas com a vida, ele propôs uma escola ativa, onde a criança aprendia por meio de experiências. Rousseau menciona que a criança deve ficar livre para sentir os objetos e o meio em que está inserida, que possa olhar, tocar, sentir, cheirar, escutar, pois assim vai conhecendo o mundo, e se educando nele. Com suas ideias, ele desmentiu que a educação é um processo pelo qual o indivíduo passa a adquirir conhecimentos, hábitos e atitudes armazenados pela civilização, sem qualquer modificação. Cada fase da vida :infância ,adolescência, juventude e maturidade foi concebida como portadora de características próprias, respeitando a individualidade de cada um.

Para Rousseau o indivíduo não deve ser sacrificado aos caprichos da sociedade, a educação assume o papel de destaque em sua vida. Diz ainda que, a criança enquanto bebê utiliza o choro para se comunicar, e com o passar do tempo o choro vai diminuindo, pois a criança vai aprendendo a ter autonomia e como se comunicar, por isto, dizia ele que deve-se deixar a criança chorar, claro que respeitando a sua necessidade. Se a criança está com fome, com sono ou doente, o choro comunica a sua necessidade, mas se que quer atenção, pois aprendeu que o choro lhe proporciona tal recompensa, então deve-se deixá-la chorar. “Os primeiros choros das crianças são pedidos, se não tomarmos cuidado, logo se tornarão ordens”. A criança aprende as coisas a seu tempo, como por exemplo a fala, o adulto deve falar com a criança corretamente, sem corrigi-la. “Quando as fazemos contrair a linguagem, tornando a sua fala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com