TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joao E Pede Feijão

Artigos Científicos: Joao E Pede Feijão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências Sociais

Tempos Modernos

(Cinthyan)

A sociologia tem como berço histórico o processo transição entre o feudalismo e a revolução industrial, nessa época em que se vê a formação dos primeiros aglomerados urbanos vê o surgimento de uma nova ciência que se faz necessária.

Primeiramente analisa-se a realidade vivida hoje:

Capitalismo: Um dos temais ais discutidos, principalmente a pressão do capital sobre o trabalhador, cada vez mais representado pelo patrão onipresente, que através de um telão controla a todos e sempre exige mais produção..

O poder da minoria sobre a classe dominada embasado em tecnologias avançadas e de “chefes” que mesmo saindo do seio da classe trabalhadora, exercem uma pressão violenta pelo aumento da produtividade.

Lucro, em nome do lucro, o capitalismo tenta transformar homens em maquinas, inclusive inventando ate engenhocas mecânicas para que o trabalhador não precise parar nem mesmo para se alimentar.

Sistema: O empregado não conseguindo acompanhar o ritmo do trabalho alucinante que lhe cobram, acaba sendo engolido pelo sistema.

Repressão; o poder da policia que deveria ser para proteger o cidadão ironicamente esta ao lado de quem tem o poder econômico.

Crise financeira: o fechamento de fabricas causa um grande problema de desemprego.

Desemprego: Aparece em varias cenas em portas fechadas, depressão por estar desempregado e outras.

Fome: é o retrato de um país onde o desemprego é grande, é mostrado por meio da menina faminta roubando banana para comer a pratica de roubo ou barrigas vazias roncando de fome.

Manifestações populares contra a fome e o desemprego é explicito no filme, assim como a contrariedade repressão policial aos movimentos populares.A violência também é retratada de varias formas, a violência policial, tanto na repressão as massas, principalmente quando do assassinato de um manifestante e também ao separar irmãos por serem órfãos ou ainda no roubo a mão armada.

(Eliane)

O filme Tempos Modernos retrata uma critica ao modernismo bem como ao capitalismo representando através da industrialização do inicio da revolução industrial onde acabou surgindo uma nova cultura com novos métodos causando uma excessiva jornada de trabalho, deixando as condições de trabalho totalmente perigosas, dando facilidade para criminalidade e escravização do operario onde este robotizava-se em uma rotina incansável embasada na linha de produção no fim usada até os dias de hoje nas atuais indústrias mesmo com o avanço da tecnologia que alcançamos. Carlitos é o personagem principal interpretado por Charles Chaplin, este é um trabalhador que manuseia a maquina diariamente sempre na mesma função da excessiva linha de produção, durante esse trabalho Carlitos é engolido pela maquina devido a sua rapidez representando o sistema que estamos presos.

Ao longo do filme o excesso de trabalho e desgaste mental e físico o personagem sofre uma grande saturação e adoece, acaba sendo internado em um sanatório. Ao retornar, depara-se com a Crise de 29 onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com