TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogando

Resenha: Jogando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

O jogo é considerado importante na Educação Infantil, porque é através dele que a criança constrói o seu mundo e sua realidade, o jogo proporciona o desenvolvimento do indivíduo beneficiando assim o processo de ensino-aprendizagem.Jogos podem causar o prazer e o desprazer, dependendo de seu desenvolvimento (tempo, espaço), mas o foco principal do jogo é o divertimento de uma forma natural.

O professor tem que dar importância e planejar os jogos para que se tenha um resultado significante na educação, e não simplesmente inserir sem objetivos e sem fundamentos só para ocupar as crianças.

O brinquedo, o jogo e a brincadeira acompanha a evolução do homem, atendendo seus desejos, interesses e necessidades, ele desenvolve no indivíduo o aspecto afetivo, o cognitivo, o social e o cultural.

Mas existe sempre um grande obstáculo como o que a “escola é para ensinar e não para brincar” se tornaram grandes desafios dos educadores que por vezes não sabem como utilizar esse recurso ou por falta de compreensão dos pais. Nós educadores precisamos entender a real função do lúdico e assim quebrar paradigmas sobre o assunto.

Segundo Vygotsky a criança ao brincar assume papéis, integra regras, supera a relação significado-objeto concreto e cria zona de desenvolvimento proximal, com base nessa teoria podemos dizer que brincar é o modo da criança agir sobre o mundo.

Os jogos são um dos vários recursos que o professor tem à sua disposição. Através dos jogos, os alunos aprendem vários conceitos.

No processo de alfabetização, eles são um grande aliado do professor pois, através da utilização dos jogos, as aulas se tornam mais atrativas e lúdicas e, os alunos aprendem brincando. Mas, o professor necessita planejar bem uma aula para a utilização dos jogos, senão, perde-se o objetivo da aula que é o aprendizado dos alunos.

Na próxima pagina criamos um quadro com alguns exemplos de jogos com suas faixas etárias, regras dos jogos, forma de participação dos alunos e o desenvolvimento Cognitivo Social – Motor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com