TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo Da Velha - Plano De Aula Ensinoi Fundamental.

Artigo: Jogo Da Velha - Plano De Aula Ensinoi Fundamental.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  7.524 Visualizações

Página 1 de 2

Professores:

Ano: 5º ano

Tema: Agilidade, Noção Espacial, Raciocínio e Velocidade

Conteúdo: Jogo da velha

• Conceitual: Passaremos uma leve referência do surgimento do famoso jogo da velha:

“O jogo se popularizou na Inglaterra do século 19, quando mulheres se reuniam nos finais de tarde para conversar e bordar. Porém, as mais idosas, por não conseguirem mais bordar em razão de suas vistas fracas, se entretiam com o jogo… que passou a ser chamado “noughts and crosses” (“nós e cruzes”, em português… uma referência ao bordado). E, como era jogado por mulheres inglesas idosas, quando o jogo veio para o Brasil, ficou conhecido “da velha””.

“Mas a origem do jogo é muito mais antiga… escavações realizadas no templo de Kurna, no Egito, encontraram referências a ele que datavam do século 14 antes de Cristo. Mas outros achados arqueológicos comprovam que o jogo da velha e muitos outros passatempos similares foram desenvolvidos independentemente nas mais diferentes regiões do planeta: ele também era jogado na China antiga, na América pré-colombiana e no Império Romano, entre outros.”

Em seguida explicaremos aos alunos o funcionamento da atividade, ou seja, seu objetivo e suas regras.

• Procedimental: A atividade será realizada na quadra por necessitar de uma área de amplo espaço onde as crianças serão dispostas em duas colunas (equipe) de cinco alunos cada uma delas no meio da quadra.

Entre as colunas será desenhada a plataforma do jogo da velha com giz. No final da quadra ficarão os objetos que as equipes utilizarão para compor o jogo da velha. Funcionará da seguinte maneira: Ao autorizar do professor, um aluno de cada equipe por vez, correrá até o final da quadra e pegará o objeto e colocará na plataforma do jogo da velha. A equipe que formar três objetos em linha ganha a atividade.

• Atitudinal: A ética será trabalhada durante a atividade, por exemplo, o aluno deve aguardar o momento exato para poder efetuar a corrida até os objetos. E acima de tudo, o aluno deve respeitar as regras impostas no jogo. Caso ocorra alguma infração por parte do aluno, o mesmo tomará uma advertência na qual se deve orientar que ele está errado e que não pode cometer esse tipo de atitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com